O Sporting visita esta quinta-feira (17h45) Veszprém, numa partida importante para as duas equipas. Aos húngaros, basta o empate para garantirem o triunfo no Grupo A da Liga dos Campeões, enquanto para os leões, nesta 12.ª jornada, qualquer ponto também será importante, tendo em vista ficarem, pelo menos, no 2.º lugar da série, que dá apuramento direto para os quartos de final, o que seria histórico.

O capitão dos campeões nacionais, Salvador Salvador, declarou a sua ambição ao site leonino: "Sabemos da importância e da dificuldade de jogar em Veszprém, pois a equipa húngara é uma dos principais candidatas a ganhar a Champions. Queremos replicar o que foi feito no Pavilhão João Rocha [vitória verde e branca por 39-30], mas sabemos que não há jogos iguais e que a história vai ser completamente diferente. Vamos olhá-los nos olhos e tentar trazer a vitória para Lisboa", considerou Salvador.

A eficácia do Sporting em casa tem sido de 100%, mas nos jogos fora há mais dificuldades, principalmente quando o adversário é o campeão mundial de clubes. "Uma das coisas que ganhámos no jogo do João Rocha foi o respeito. Fizemos um jogo extraordinário, como temos feito quase sempre em casa, mas fora tem sido diferente. Ainda só conseguimos uma vitória e um empate fora de casa e é extremamente difícil jogar em Veszprém, ainda por cima contra uma equipa tão poderosa, mas já lhes ganhámos uma vez e vamos tentar ganhar outra."

André Kristensen em época de sonho

Segundo o site da EHF, "o Sporting virou a mesa de cabeça para baixo", aludindo à carreira brilhante dos leões na Champions, onde venceram em casa Veszprém, PSG, Fuchse Berlin, Wisla Plock e Dínamo de Bucareste, provando que qualquer equipa, por mais forte que seja, pode sair derrotada no 'Rochedo.'

E falou com o guarda-redes André Kristensen, que frente ao PSG fez 17 defesas em triunfo por 11 golos (39-28): "Fizemos uma boa primeira parte da temporada. É a nossa primeira experiência na competição e, embora não tenha ficado surpreso com o nosso nível de jogo, estou um pouco mais surpreso por sermos tão consistentes."

O norueguês, de 24 anos, tem-se sentido bem no Sporting, onde joga há três épocas: "Estou muito feliz com a forma como a temporada tem corrido até agora. Não mudei muito na forma como jogo, esta temporada é apenas a continuação das anteriores, mas a um nível mais alto."

Kristensen não se sente surpreendido com a carreira dos leões ao nível internacional: "Temos muito talento e trabalhamos juntos há algum tempo. Sempre pensei, mesmo na minha primeira temporada, que o Sporting tinha talento suficiente para jogar a Liga dos Campeões. A única coisa que me surpreende é a nossa consistência, porque uma coisa é vencer o PSG ou o Veszprém numa semana, mas repetir isso por um longo período de tempo é algo completamente diferente."

Com 21 defesas em seis jogos, o guardião nórdico falou ainda da chamada à sua seleção para disputar o Mundial. "Foi incrível. Uma grande honra representar o meu país. Assim como jogar a Champions, jogar com a minha seleção nacional era um objetivo de há muito tempo. Senti-me muito bem-vindo por todos e farei de tudo para poder jogar pela Noruega novamente", disse André Kristensen.

O 2.º lugar no Grupo A da Champions vai ser defendido pelo Sporting: "Vimos nos últimos meses que tudo era possível nesta competição, que todos poderiam vencer todos. É exatamente com essa mentalidade que iremos para Veszprém. Somos realmente humildes, mas também ambiciosos", explicou Kristensen, que tem gostado muito de jogar contra clubes icónicos, como é o Veszprém.

"Assistia a jogos da Champions quando era jovem e a Veszprém Arena é um dos palcos que me fez sonhar, porque os adeptos são muito entusiastas, barulhentos, é algo que faz parte importante na história do andebol."