E eis que à 7.ª jornada apareceu o primeiro golo de Ricardo Horta na presente edição da Liga. Foi na goleada imposta ao Rio Ave (4-0) que o capitão logrou a estreia a marcar esta época nas competições internas, mas não se pense que o camisola 21 tinha andado desaparecido. Porque mesmo quando não marca, Horta é Horta.
São os números que expressam a influência do médio-ofensivo no conjunto arsenalista. Titular nos 14 jogos oficiais já disputados pelo SC Braga em 2024/2025, Ricardo Horta é o jogador do plantel com mais minutos somados: 1213. O instinto goleador agora reativado no Campeonato – algo que tem sido apanágio nas temporadas anteriores – já tinha sido revelado em dois jogos europeus. Ricardo Horta havia faturado com o Maccabi Petah Tikva (2-0) e com o Rapid Viena (2-2), tentos a que junta ainda mais duas assistências.
Já depois de abrir o frasco de ketchup na Liga, surgiu o (justo) reconhecimento de Carlos Carvalhal.
«O Ricardo Horta fez um grande jogo. Muitas vezes parece invisível, porque só olhamos para o Ricardo Horta a fazer golos e assistências, mas trabalhou como um verdadeiro capitão», salientou o técnico, depois do jogo com o Rio Ave, numa clara alusão à importância do jogador. Dentro e fora dos relvados.
Arestas limadas em solo grego
O plantel do SC Braga viaja ao início da tarde desta terça-feira para a Grécia, estando a chegada a solo helénico prevista para as 21.30 horas. Já no dia seguinte, realiza-se a conferência de Imprensa de Carlos Carvalhal e de um jogador (18.15 horas), ao que se seguirá um treino no Estádio Georgios Karaiskakis, em Atenas.
Será nessa altura, em pleno recinto onde os guerreiros do Minho vão medir forças com o Olympiakos, na próxima quinta-feira, às 19.45 horas, que Carlos Carvalhal vai ultimar todos os pormenores para a partida da 2.ª jornada da Liga Europa.
O técnico dos arsenalistas ainda conta, por esta altura, com quatro dúvidas: Robson Bambu, Paulo Oliveira, João Moutinho e Rodrigo Zalazar. Tanto a dupla de defesas-centrais como os dois médios têm estado entregues ao departamento médico, mas os regressos à competição estão muito perto de acontecer.