No fecho da primeira volta do campeonato, o SC Braga tem uma deslocação complicada ao Estádio da Luz, para defrontar o Benfica (sábado às 18 horas). No entanto, a condição de visitante tem favorecido a equipa orientada por Carlos Carvalhal, nesta Liga, tendo mesmo o segundo melhor registo forasteiro, em igualdade com o líder Sporting que tem mais um jogo fora de portas.

Assim, e depois da derrota caseira com o Casa Pia (1-2), os arsenalistas procuram regressar aos triunfos, sendo que o facto de jogarem fora faz com que a esperança num resultado positivo seja elevada. Porém, o Estádio da Luz não é um terreno fértil para os minhotos e a única derrota que têm longe da Pedreira, esta temporada no campeonato, foi no reduto de um dos designados grandes (1-2 no Estádio do Dragão com o FC Porto na ronda 8).

As deslocações ao terreno das águias são, por norma, bastante complicadas para os bracarenses, somando apenas quatro triunfos, num total de 78 jogos realizados na capital do País. No entanto, duas dessas vitórias até ocorreram recentemente e numa delas era, precisamente, Carlos Carvalhal quem estava ao leme do SC Braga.

Com o atual técnico no banco, na jornada 7 da Liga 2020/21, os guerreiros foram ao Estádio da Luz ganhar por 3-2, com golos de Iúri Medeiros e dois de Francisco Moura (atualmente representa o FC Porto). Na época anterior, à ronda 21, o SC Braga comandado por Rùben Amorim venceu o Benfica, de Bruno Lage, por 1-0, com o tento solitário a ter sido apontado por João Palhinha (na altura emprestado pelo Sporting).

Os restantes triunfos remontam a 2014/15, nos oitavos de final da Taça de Portugal (2-1) e a 1954/55, na jornada 8 do campeonato (1-0).

Para este desafio, o técnico, de 59 anos, tem apenas um jogador indisponível. O central Paulo Oliveira continua entregue ao departamento médico dos minhotos e é muito provável que volte a falhar mais uma partida, tal como sucedeu na receção ao Casa Pia, depois de ter sido substituído aos 42 minutos, nos Açores, frente ao Santa Clara, na ronda 15.