
O pontapé de saída da 23ª jornada da Liga Portugal Betclic é dado na Pedreira. Frente a frente, SC Braga e Nacional medem forças com lutas bem diferentes na mira. De um lado, o pódio debaixo de olho; do outro, a vontade de fugir à zona de despromoção. Entre guerreiros e madeirenses, quem leva a melhor?
Começando pelo anfitrião do encontro, o SC Braga parece ter encontrado alguma estabilidade e atravessa, agora, o melhor momento da temporada. Nos últimos cinco encontros, são quatro vitórias e um empate - no dérbi do Minho - e uma aproximação ao terceiro lugar.
Apesar da época inconstante, com infindáveis altos e baixos, os bracarenses estão apenas a dois pontos do terceiro lugar e a seis de segundo, sendo que ainda recebem dragões e águias.
Na conferência de imprensa de antevisão, Carlos Carvalhal abordou o bom momento e ressalvou a importância de «manter os pés no chão»: «Se calhar, é a melhor fase da época. Nos últimos seis jogos, em 18 pontos possíveis, fizemos 16 com deslocação à Luz e o rival de Guimarães. É o resultado do momento da equipa e do que tem produzido em campo, mas este ciclo saiu muito do cabedal dos jogadores. Temos vindo em crescimento, mas temos que ser humildes.»
Já Tiago Margarido, no lançamento do jogo, optou por mostrar ambição em conquistar pontos em Braga: «Contamos com um adversário fortíssimo, que vale pelo seu coletivo, alicerçado em excelentes individualidades. Foi uma semana em que trabalhámos bem, com a motivação em alta. Sabemos, obviamente, que vamos ter um jogo dificílimo pela frente, mas preparamo-nos para o mesmo. Vamos a Braga com ambição e a crença de que vamos conquistar os três pontos.»
As vitórias têm sido pouco saboreadas para os lados alvinegros, sobretudo as fora de portas. O primeiro triunfo forasteiro - condição que o Nacional entrará em campo esta sexta-feira - surgiu apenas na penúltima jornada, quando os insulares foram vencer o Farense, por 0-2. Tirando esse duelo, esta temporada, os três pontos só são conquistados na Madeira.
Para o embate desta sexta-feira, Carvalhal não pode contar Niakaté, Vítor Carvalho e Zalazar. Do outro lado, Tiago Margarido vai preparar o encontro sem Baeza e Yamada - José Gomes está em dúvida até à hora do jogo.
Numa altura em que pontuar começa a ser mais importante - e difícil - que nunca, bracarenses e madeirenses não querem dividir os pontos. Esta sexta-feira, na abertura da jornada, quem leva a melhor?