À terceira ronda, primeira vitória de Francesco Bagnaia na época de 2025 de MotoGP. Foi no GP das Américas em Austin, onde o piloto da Ducati nunca antes tinha vencido.

Em conferência de imprensa, o italiano admitiu que a queda de Marc Márquez foi o que possibilitou a sua vitória, tendo em conta a superioridade que o espanhol estava a ter: ‘É uma sensação incrível, estou muito contente, é a primeira vez que ganho aqui no COTA. Sei que a vitória aconteceu por causa da queda do Marc. Ele foi mais veloz do que todos os outros, então eu só estava a tentar igualar o ritmo da melhor forma que consegui’.

Depois da queda de Marc, Bagnaia teve a difícil tarefa de se afastar de Álex Márquez (BK8 Gresini/Ducati), como referiu: ‘Assim que o vi cair, eu só estive a tentar continuar a atacar para abrir uma distância para o Álex, porque nesse momento ele ainda estava muito próximo. Não foi fácil; ele estava a ganhar muito no Setor 1, ele estava muito próximo no Setor 2, e eu era só capaz de travar muito forte na curva 12, e penso que o Setor 3 era melhor para mim’.

Para além do resultado, o #63 levou desta ronda as melhores sensações com a moto: ‘Não foi fácil pelo que aconteceu no início da época. Desde os testes, e nas duas primeiras corridas, eu estive com dificuldades para encontrar a minha sensação em travagem, e tenho de dizer que este fim de semana ajudou-me muito a melhorar e a encontrar o que eu procurava. Estou muito contente com isto, estou muito contente pela minha equipa porque eles são sempre os que controlam o meu nervosismo – tentando sempre dar-me um grande sorriso enquanto estou a pilotar. Obrigado a eles, obrigado à minha equipa em casa, como sempre eles são bastante bons em trabalhar para me tentarem ajudar. Estou simplesmente bastante contente’.