A imprensa turca avança que a seleção de judo do país foi apanhada este sábado por uma avalanche na montanha de Erzurum Palandöken e que um jovem atleta, de 16 anos, morreu. De acordo com o governador local, um grupo de 15 judocas que se encontrava em estágio naquela região foi dar um passeio de manhã, quando foi apanhado pela neve.

Segundo os relatos, o judoca Emre Yazgan ficou soterrado, quando foi resgatado ainda respirava, mas acabaria por não resistir. Outras três pessoas, mesmo feridas, conseguiram sair da neve pelos seus próprios meios.

O governador de Erzurum, Mustafa Çiftçi, anunciou a morte do atleta. "Uma equipa de 15 atletas fez uma caminhada pela natureza por volta das 10h00, mas foi apanhada por uma avalanche. Emre Yazgan, de 16 anos, acabou por morrer. Ele respirava quando saiu da neve mas, apesar de todos os esforços, não pôde ser salvo. Temos três feridos, que saíram da neve pelos seus próprios meios".

O ministro da Juventude e Desporto do país, Osman Askin Bak, deixou uma mensagem de condolências nas redes sociais: "Desejo a misericórdia de Deus ao nosso atleta nacional Emre Yazgan, que perdeu a vida em consequência de uma avalanche na montanha Erzurum Palandöken. Rezo pela família e pelos entes queridos do nosso jovem atleta. As nossas condolências."

A Federação Turca de Futebol também mostrou a sua solidariedade: "Que Deus tenha misericórdia do nosso atleta nacional Emre Yazgan. As nossas condolências à família enlutada, parentes e toda a comunidade desportiva Desejamos uma rápida recuperação aos atletas feridos e aos nossos cidadãos afetados pela avalanche".