Foi um dia em grande para os amantes de ténis em Xangai, com as duas partidas dos quartos de final do Masters 1000 da cidade, disputadas nesta quinta-feira, a repletas de grandes momentos e com uma grande surpresa incluída.

O primeiro encontro colocou frente-a-frente o líder do ranking mundial, Jannik Sinner, e Daniil Medvedev, atual n.º 5 do mundo. O set inaugural foi inteiramente dominado pelo italiano, que não deu hipóteses e venceu por 6/1, em apenas 26 minutos.

O russo parecia querer reagir no segundo set, mas um break point de Sinner no quinto jogo (numa altura que estava 2/2), fez com que o número um do mundo nunca mais perdesse a vantagem. 6/4 foi o resultado final do set e vitória para Sinner (2-0), que soma o quarto triunfo da temporada diante do moscovita, em cinco partidas.

O italiano segue, agora, para as meias finais do torneio, onde irá encontrar Thomas Machac, que, nos quartos, bateu... Carlos Alcaraz.

A surpresa começou a desenhar-se logo no início da partida, com Machac, n.º 33 do ranking, a vencer o jogo inaugural. Num primeiro set extremamente equilibrado, os dois tenistas venceram todos os jogos de serviço (Alcaraz ainda desperdiçou dois break points) e o set teve de ser resolvido em tie break. Aí, o checo levou a melhor e, ao segundo set point, selou o resultado em 7/6 [7-5], ao fim de uma hora de jogo.

Esperava-se uma demonstração de força do espanhol no segundo set, que acabou por não surgir. Alcaraz até esteve a ganhar por 5/4, mas Machac estava inspirado e conquistou os últimos três jogos da partida (7/5), levando de vencido Alcaraz, que tinha triunfado nos 12 encontros anteriores a este.

Sinner e Machac defrontam-se, este sábado, nas meias finais do Master 1000 de Xangai, faltando, ainda, apurar os outros dois semifinalistas, com as restantes partidas desta fase, - Jakub Mensik (65.º) vs Novak Djokovic (4.º) e Taylor Fritz (7.º) vs David Goffin (66.º) - a disputarem-se nesta sexta-feira.