Os sócios do Tondela aprovaram ontem por unanimidade, em assembleia geral extraordinária, o negócio da venda maioritária da SAD do clube da 2.ª Liga de futebol ao grupo espanhol Élite Gestión y Administración.

"Já tinha o voto de confiança dos sócios para a realização do negócio, para isso convoquei em abril de 2024 uma assembleia geral extraordinária. Agora nem era preciso, mas quis que os sócios tivessem conhecimento e aprovassem o negócio. Mais uma vez, fico contente com a confiança e unanimidade", disse Gilberto Coimbra.

O presidente do Tondela falava à agência Lusa no final da assembleia geral extraordinária do clube, marcada com o propósito principal de aprovar a venda maioritária das ações da SAD do Tondela, como já tinha anunciado pelo clube no dia 03 de fevereiro.

O novo investidor é o grupo espanhol Élite Gestión y Administración e que tem no conselho de administração da SAD os administradores Ignacio Rivera Quintana e Constantino Fernández Pico, ambos representantes do grupo e mantém Gilberto Coimbra na presidência, igualmente presidente do Clube Desportivo de Tondela.

"Foi gente que me inspirou confiança e que, além do negócio em si, percebi que eram pessoas que queriam ajudar o Tondela. A confiança aumenta quando os dois homens fortes do grupo Élite quiseram colocar os seus nomes e serem administradores comigo e exigiram que eu continuasse presidente do conselho, pelo menos, durante três anos", contou.

Os sócios também aprovaram por unanimidade o direito de superfície a favor da SAD do Tondela, sob o terreno adquirido em Nandufe, com a obrigação de a nova sociedade desportiva financiar e construir a nova academia de futebol, um sonho assumido do presidente.

Neste sentido, Gilberto Coimbra disse à agência Lusa que, "a curto prazo, vai tratar-se de toda a papelada para a SAD dar início à execução do centro de estágio", cujo financiamento "está assegurado" pelo novo investidor.

Gilberto Coimbra, que se recusou a dar um prazo para a conclusão da obra, assumiu que "é bom que aconteça, ainda que faseadamente, para dar melhores condições à formação", depois de ter dito aos sócios que "desejava ter no início da próxima época dois campos e iluminação" para as camadas mais jovens.

Outro dos assuntos em debate foi a de um possível regresso do Tondela à 1.ª Liga de futebol, tendo em conta o novo investidor e o campeonato que o clube das beiras está a fazer, já que, atualmente, é o líder isolado da 2.ª Liga.

Gilberto Coimbra, que é presidente do clube desde 2003, e presidente da SAD desde 2022, respondeu à treinador.

"Essa resposta dá-se em campo e jogo a jogo e o importante é os adeptos comparecerem massivamente no próximo jogo, e é aqui bem próximo, e irem com 'fair-play', respeito e muito apoio", disse.

O Tondela lidera a 2.ª Liga de futebol com 40 pontos e visita no próximo domingo, pelas 15:30, o Académico de Viseu, que ocupa a nona posição com 31 pontos, em jogo que fecha a 23.ª jornada do campeonato de futebol e que é o dérbi das beiras.