Ao longo de três dias, a Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, recebeu 12 treinadores que integram a turma UEFA Pro (Nível 4) da Federação Finlandesa de Futebol, os quais puderam conhecer a fundo o trabalho desenvolvido pelo Sporting, que continua a ser considerado uma referência no futebol de formação.

O grupo de técnicos assistiu ao treino dos sub-19 e conversou com as equipas técnicas desse escalão e de sub-23 para entender o modelo de formação e seus contextos competitivos e, sob um programa muito completo de formações, o staff leonino apresentou com detalhe o seu Modelo Centrado no Jogador e os valores e métodos multidisciplinares que o sustentam, desde o trabalho do Gabinete de Observação e Análise (GOA) até ao da Unidade de Performance e do Departamento de Psicologia.

Mauro Santos, coordenador dos sub-16 e dos sub-17 do Sporting, destacou a profícua «troca de conhecimentos». «Enriquece o nosso processo e fico muito feliz por continuarmos a ser uma referência na formação de jogadores, mas também de treinadores e também por sermos cada vez mais solicitados para este tipo de experiências», frisou aos meios de comunicação do clube de Alvalade.

Um dos membros da comitiva escandinava foi Kari Ukkonen, formador especialista em Alta Performance na Federação Finlandesa de Futebol. O curso da UEFA permite e encoraja «visitar as Academias mais interessantes», referiu, e a escolha do grupo recaiu sobre a Academia Cristiano Ronaldo e o Sporting, o único clube nacional que recebeu os formandos.