É já esta terça-feira, 17 de setembro, que se volta a ouvir o (renovado) hino da (também renovada) Liga dos Campeões e o Sporting é uma das primeiras equipas a entrar em ação e a primeira equipa lusa a dar o pontapé de saída, recebendo os franceses do Lille, com muitas caras bem conhecidas.

A viver um momento de alta confiança, acompanhado por resultados a rigor, o Sporting volta a entrar em ação na Liga dos Campeões, depois de uma pausa de um ano, e são muitas as caras que podem fazer a estreia absoluta na prova - mais de uma dezena. Contudo, esta parece uma equipa bem mais matura e capaz do que aquela que jogou Liga dos Campeões em 2022/23 e isso traz conseguido uma exigência para este arranque, ainda para mais jogando em casa.

Para este jogo, Rúben Amorim não conta com os lesionados St. Juste, Kovacevic, Diogo Pinto, Rafael Nel e Eduardo Quaresma - foi a grande ausência no treino desta segunda-feira - o que limita as suas escolhas na baliza e centro da defesa. Por isso, não se esperam grandes mexidas face ao jogo com o Arouca (0-3), embora Diomande e Morita sejam candidatos a regressar à titularidade.

Sporting respira confiança @Rogério Ferreira / Kapta+
Do outro lado vemos um Lille em clima de mudança, especialmente depois da saída do português Paulo Fonseca do comando - substituído pelo francês Bruno Génésio -, e que tem tido algumas dificuldades neste arranque de nova época, onde leva três derrotas - as três nos últimos três encontros - e um empate em oito jogos.

Para este jogo, há algumas ausências a assinalar entre os dogues, nomeadamente do lateral brasileiro Ismaily - ex- Olhanense e SC Braga - e do médios islandês Hákon Haraldsson. Por isso, o desenho não deve fugir muito do que tem sido apresentado nas últimas jornadas da Ligue 1, destacando-se a muito provável presença do português Tiago Santos na ala direita. A este juntam-se figuras como Zhegrova e o canadiano Jonathan David, as maiores esperanças ofensivas da equipa.

Reencontro de pouca história

Na história das competições internacionais, Sporting e Lille apenas se defrontaram, antes desta terça-feira, em duas ocasiões. Foram ambas na fase de grupos da Liga Europa 2010/11 e, na altura, os leões levaram a melhor em ambas, por 1-2 em França e 1-0 em Portugal. Agora, têm o favoritismo e o fator casa do seu lado e vão em busca da terceira.