É um dos jogos de cartaz da 12ª jornada da Liga Portugal Betclic: o campeão recebe a grande sensação da prova. Será frente ao Santa Clara que João Pereira conquista a primeira vitória no principal escalão? Ou serão os açorianos capazes de subir o tom das incertezas em torno do novo treinador do Sporting?

E depois do tropeço?

A meio da semana, o Sporting voltou a perder em casa, algo que já não acontecia desde outubro de 2023. A derrota surgiu num momento de algumas dúvidas, logo após a saída de Ruben Amorim e a entrada do mais inexperiente João Pereira. Ainda assim, os leões regressam agora a uma competição onde só sabem vencer.

O campeonato é um espaço seguro para os comandados de João Pereira se reerguerem. Além de terem vencido todos os jogos caseiros na última edição, os verde e brancos já não passam um duelo sem pontuar desde dezembro de 2023 - desaire em Guimarães. Como se os indicadores não fossem bons o suficiente, frente ao adversário deste sábado, o Sporting só perdeu pontos em casa por uma ocasião, quando empatou em 2001.

Há, por isso, pontos positivos e negativos que os adeptos se podem apoiar sobre o futuro leonino. Certezas? Só que, por lesão, Pote e Nuno Santos não vão a jogo.

Engrandecer a sensação

É praticamente unânime. O Santa Clara é, até ver, a grande sensação desta edição do campeonato. Os açorianos venceram sete dos onze jogos disputados até ao momento e, por isso, ocupam o quarto posto, à frente de SC Braga e Vitória SC, com todo o mérito.

Este rótulo de equipa sensação pode, contudo, ganhar outra dimensão caso o Santa Clara consiga derrubar um grande. Esta será a terceira oportunidade, tendo em conta que para trás já ficou a derrota caseira diante do FC Porto e a goleada sofrida na Luz.

A tarefa de derrubar o Sporting, ainda para mais no seu reduto, não será fácil. A equipa de Vasco Matos é coesa defensivamente e cínica no momento ofensivo, mas tem vários jogadores de fora para o duelo de sábado: Ricardinho, Pedro Pacheco e Sidney Lima não estão disponíveis.

Na antevisão, os dois treinadores mostraram-se confiantes e sem medos, mais dois bons aliciantes para a partida que promete. A bola começa a rolar às 20h30, em Alvalade.