Quatro meses bastaram para que o salto de Luís Pinto do segundo para o principal escalão do futebol português começasse a ser uma possibilidade com contornos reais. A época de estreia na 2ª Liga não podia estar a correr de melhor forma para o jovem técnico, de 35 anos, cujo trabalho positivo ao serviço do Tondela despertou atenções de clubes do patamar imediatamente acima, nomeadamente do Vitória.

Tal como revelámos, Luís Pinto foi um dos nomes a entrar no radar dos minhotos para a sucessão de Rui Borges. A saída não se consumou já, mas o simples facto ter sido equacionado serve como primeiro sinal de que o passo em frente pode vir a materializar-se a breve trecho.

O presente e o futuro próximo passarão, para já, pelo Tondela, conforme desejado pela estrutura diretiva, para quem não se coloca a possibilidade de abrir já mão do treinador, ainda mais a meio de uma época que está a correr na perfeição. Essa intenção, aliás, foi transmitida a Carlos Oliveira, representante de Luís Pinto.

Ao cabo de 15 jornadas, o Tondela lidera a 2ª Liga sem ter perdido qualquer partida na competição. No total, os beirões somam 31 pontos, fruto de oito vitórias e sete empates. O Penafiel está no segundo posto em igualdade pontual e o Benfica B é terceiro, com 27.

Homem do leme nas bancadas

O registo imbatível do Tondela e a união que se sente no seio do grupo auriverde levaram a que os adeptos do clube beirão criassem um cântico curioso dedicado a Luís Pinto. Não é raro a massa associativa tondelense começar a cantar a canção dos Xutos e Pontapés, ‘Homem do Leme’, nas bancadas, em gesto de louvor ao jovem treinador.