A história - tensa - dura desde março, quando num empate sem golos entre Dinamarca e Suíça, Granit Xhaka acusou o médio Hjulmand de o ter pontapeado nesse particular. A tensão aumentaria em setembro, noutro encontro entre nórdicos e helvéticos, desta feita com a vitória (2-0) dos primeiros, numa partida onde uma confusão que envolveu os protagonistas citados ajudou a precipitar a expulsão, por acumulação de amarelos, do médio do Leverkusen.

Ora, amanhã, haverá encontro em St. Gallen entre... Suíça e Dinamarca, para o Grupo A4 da Liga das Nações, duelo onde não estará Hjulmand, que por estar suspenso e ter regressado aos treinos no Sporting, não reencontrará o 'inimigo'. Bateu palmas o jornal local 'Blick', que num artigo a lançar este jogo, rasgou o capitão dos verdes e brancos com críticas, considerando-o um atleta "antidesportivo" e "provocador". "Mostrou-o em duas ocasiões contra a Suíça. Em março, pontapeou o nosso capitão e há um mês ajudou a expulsá-lo", lê-se.

Ora, mas quem melhor que o próprio Xhaka para falar sobre o assunto. Fê-lo precisamente na antevisão suíça, deixando, por oposição, elogios a Morten: "Gostaria de vê-lo em campo, porque quero sempre jogar contra os melhores. Ele é bom e melhorou o seu desempenho tanto na seleção como no seu clube."