A Federação Alemã de Futebol (DFB) anunciou, esta sexta-feira, que a Supertaça alemã vai passar a chamar-se Supertaça Franz Beckenbauer a partir da próxima temporada, em homenagem ao antigo internacional germânico.

Bernd Neuendorf, Presidente da DFB, falou em comunicado, da relevância deste gesto: «É importante para mim, pessoalmente, e para a DFB honrar as conquistas e o trabalho da vida de Franz Beckenbauer. Os seus serviços ao futebol são incomparáveis e inesquecíveis. Com a renomeação da Supertaça, estamos agora a criar uma conexão visível entre ele e o futebol na sua totalidade. Não só os profissionais, mas também os amadores que participam da competição.»

Hans-Joachim Watzke, Presidente da Liga alemã, considerou que Beckenbauer foi um «filho da Bundesliga» e salientou ainda a satisfação com esta renomeação. «Estou muito satisfeito por agora nomearmos a Supertaça em homenagem a Franz Beckenbauer, numa iniciativa conjunta da DFL e da DFB.»

«Franz gostaria que o encontro entre os campeões alemães e os vencedores da Taça da DFB recebesse o nome dele. Especialmente porque ele próprio venceu as duas competições várias vezes. Também gostaria de agradecer pessoalmente a Bernd Neuendorf e Hans-Joachim Watzke pela boa troca e por expressarem o seu apreço por Franz», referiu a ex-viúva do jogador, Heidi Beckenbauer.

Recorde-se que o antigo internacional alemão faleceu em janeiro deste ano, aos 78 anos, e para além dos 111 golos em 856 jogos na carreira, foi também campeão do mundo enquanto jogador e treinador. A Supertaça alemã, intitulada com o seu nome, irá ser disputada, no dia 16 de agosto, do próximo ano.