Este fim de semana temos Taça de Inglaterra e o Manchester City é o único obstáculo a um conto de fadas... das outras equipas ainda presentes na competição.

Se excluirmos o gigante do futebol inglês na última década, os clubes que restam na famosa competição não ganharam nenhum troféu importante neste século. De resto, quatro deles nunca ganharam qualquer prémio importante.

Que oportunidade, então, para Fulham, Crystal Palace, Brighton, Nottingham Forest, Preston North End, Aston Villa e Bournemouth fazerem história e darem mais vida ao mediático futebol inglês.

como sabemos, por terras inglesas os troféus e os títulos estão normalmente concentrados nas mãos de alguns clubes. O Leicester (2016) é a única equipa fora de um grupo de cinco - Man City, Liverpool, Arsenal, Chelsea e Manchester United - a vencer a Premier League desde o Blackburn em 1995. Apenas três equipas fora desse quinteto venceram a Taça de Inglaterra neste século - Portsmouth (2008), Wigan (2013) e Leicester (2021). Por tudo isto, esta época podemos assistir a um momento histórico.

O Newcastle venceu o Liverpool na final da Taça da Liga Inglesa no Estádio de Wembley este mês e conquistou o seu primeiro grande troféu nacional em 70 anos.

"Quase todos os adeptos que vi em Wembley estavam a chorar", disse Alexander Isak, avançado do Newcastle, sobre um dos maiores momentos do clube.

O City pode ser o favorito das casas de apostas, mas a equipa de Pep Guardiola tem sido uma sombra do seu passado esta época e joga fora de casa, em Bournemouth, onde já perdeu na Premier League.

O City só ganhou quatro dos seus últimos 10 jogos em todas as competições - e duas dessas vitórias foram contra adversários de ligas inferiores na Taça de Inglaterra.

Eis o alinhamento para os quartos de final:

Fulham vs. Crystal Palace (sábado)

O Fulham, que eliminou o Man United nos oitavos de final, teve duas participações em finais de taças - na Taça de Inglaterra em 1975 e na Liga Europa em 2010 - mas perdeu ambas.

O Palace foi finalista da Taça de Inglaterra em 1990 e 2016, perdendo ambas as vezes para o Man United.

Brighton vs. Nottingham Forest (sábado)

Ambos os clubes têm mais em mente do que a Taça de Inglaterra.

O Forest, que foi campeão europeu duas vezes em 1979 e 80, está em terceiro lugar numa campanha notável na Premier League e poderá voltar a participar na principal competição europeia. O Forest já conquistou o título da primeira divisão inglesa, duas Taças de Inglaterra e quatro Taças da Liga, mas nenhuma delas desde 1990.

O Brighton, por sua vez, está em sétimo lugar no campeonato e - a apenas um ponto do quinto colocado, o Man City - tem chances reais de se classificar para a Liga dos Campeões pela primeira vez. Mas o que é que os adeptos preferem: a qualificação para a Liga dos Campeões ou a conquista da Taça de Inglaterra para o primeiro grande troféu?

O Brighton foi vice-campeão da Taça de Inglaterra em 1983 - também contra o Man United.

Preston vs. Aston Villa (Domingo)

Dois clubes históricos por direito próprio encontram-se em posições muito diferentes.

O Villa - campeão europeu em 1982 e sete vezes vencedor do campeonato e da Taça de Inglaterra - está de volta à ribalta sob o comando do treinador espanhol Unai Emery e chegou aos quartos de final da Liga dos Campeões esta época. No entanto, o clube não ganha um troféu desde a Taça da Liga em 1996.

O Preston foi um dos membros fundadores da Football League em Inglaterra, tendo conquistado os dois primeiros títulos da liga em 1889 e 1990, e também a Taça de Inglaterra em 1938. A equipa esteve pela última vez na primeira divisão em 1961 e é o único clube não pertencente à Primeira Liga presente nos quartos de final.

Bournemouth vs. Manchester City (Domingo)

Os que procuram um pouco de romance na Taça de Inglaterra não deixarão de apoiar o Bournemouth, que nunca esteve numa final da Taça e nunca terminou a competição a não ser em nono lugar na primeira divisão inglesa.

De facto, o Bournemouth nunca tinha jogado na primeira divisão antes de 2015, mas é agora considerado um clube com visão de futuro, com um treinador altamente cotado, Andoni Iraola - tudo isto enquanto joga no seu acolhedor Estádio Vitality, com capacidade para 11 300 pessoas. Esta época, o clube já derrotou o City, o Arsenal, o Tottenham e o Forest.

O City está a pensar na Taça de Inglaterra para salvar a sua época dececionante, depois de ter abandonado efetivamente a Premier League após quatro títulos consecutivos e de não ter sequer chegado aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Autor: STEVE DOUGLAS, Associated Press