O Sporting venceu esta quarta-feira o Santa Clara, por 2-1, e segue assim para os quartos de final da Taça de Portugal.

Depois do triunfo sobre o Boavista na última jornada do campeonato, João Pereira entendeu que a fórmula vencedora deve ser mantida e repetiu o onze que entrou frente aos 'axadrezados' em Alvalade.

Mas o golo dos 'leões' viria a surgir do banco de suplentes. Aos 74 minutos, Conrad Harder, que tinha entrado dois minutos antes, abriu o marcador

Na direita, Geovany Quenda fletiu para dentro e cruzou de forma letal para a área do Santa Clara. O avançado norueguês estava "fresquinho" e apareceu nas costas de Sidney Lima e encostou a bola para dentro da baliza de Neneca.

Os insulares acordaram nos últimos minutos de jogo e conseguiram empatar. Aos 90+8, na sequência do pontapé de canto, Guilherme Ramos superiorizou-se nas alturas e Pedro Ferreira conseguiu meter a bola no fundo da baliza à guarda de Franco Israel. O jogo seguia assim para prolongamento.

No prolongamento, e numa altura em que os penáltis começavam a ser hipótese, Frederico Venâncio ofereceu uma verdadeira prenda a Viktor Gyökeres. O avançado sueco só teve de contornar Neneca e colocar a bola dentro da baliza, aos 113 minutos.

'Oitavos' só encerram para o ano

Os oitavos de final prosseguem no sábado, com dois duelos entre equipas de escalões inferiores, Tirsense-Rebordosa, do Campeonato de Portugal, e Oliveira do Hospital-São João de Ver, da Liga 3, o que garante já a presença destas divisões nos 'quartos'.

Em 12 de janeiro de 2025, disputam-se mais três jogos: o Elvas-Vitória de Guimarães, o Casa Pia-Rio Ave e o Gil Vicente-Moreirense.

A eliminatória fecha com a receção do Farense ao Benfica, em 14 de janeiro, e do Sporting de Braga ao Lusitano de Évora, do Campeonato de Portugal, no dia seguinte.