Tadej Pogacar venceu a Volta à Lombardia pela quarta vez consecutiva, este sábado, em Como, após um percurso montanhoso de 255 quilómetros de extensão, e igualou o recorde de vitórias consecutivas do célebre corredor italiano Fausto Coppi (1946-49).
O esloveno confirmou o favoritismo ao triunfo na Clássica das Folhas Mortas, quinto e derradeiro 'monumento' da temporada, e encerrou com chave de ouro um ano desportivo brilhante, em que venceu ainda Giro de Itália, Tour de França, Campeonato do Mundo, Liège-Bastogne-Liège e Strade Bianche, num total de 25 vitórias.
O campeão mundial de fundo fez uma corrida à sua maneira, colocou a poderosa equipa UAE Emirates ao seu serviço no desgaste dos principais adversários e a controlar um grupo de fugitivos com mais de uma vintena de unidades, e no momento que quis, a 48 quilómetros da meta, atacou a meio da subida de Sormano (13 km) e mais uma vez ninguém lhe resistiu.
Pogacar isolou-se rapidamente e não parou de ganhar vantagem sobre os perseguidores, o trio composto pelos belgas Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) e o espanhol Enric Mas (Movistar), do qual o primeiro se destacou na descida de Sormano, atrás do… segundo lugar na prova.
Pogacar venceu com 3.16 minutos de vantagem sobre Remco Evenepoel, após mais de 6:05 horas de corrida. O italiano Giullio Ciccone (Lidl-TreK), o francês Pavel Sivakov (UAE Emirates) e o espanhol Ion Izaguirre (Cofidis) ainda alcançaram Enric Mas e Van Eetvelt para lutar pelo derradeiro lugar do pódio, que o primeiro conquistou impondo-se aos oponentes nos últimos quilómetros, concluindo a prova 4.31 minutos depois do vencedor.
Rui Costa (EF Education-EasyPost) não terminou a corrida.