
A equipa de testes da Honda recebeu um «reforço» de peso com Takaaki Nakagami, ou pelo menos assim parece ser a convicção de Luca Marini que vê o ex-piloto da LCR como crucial para a fabricante, dado um problema que muito tem afetado o desenvolvimento da moto: a comunicação.
Uma vez que a Honda é uma marca japonesa e sem uma estrutura (ainda) de apoio na Europa, e os seus engenheiros são na grande maioria japoneses, têm existido ao longo dos tempos algumas falhas de comunicação, já que nem sempre é fácil passar a mensagem que se pretende, nos termos exatos, em inglês apenas para depois ser traduzida para japonês.
E é aí que Nakagami pode ser determinante, já que o agora piloto de testes da fabricante irá desenvolver grande parte do seu trabalho diretamente no Japão e próximo dos responsáveis, na verdade, por «mexer» na moto.
Marini considerou assim o papel do agora piloto de testes como particularmente especial:
– Acho que o Taka será fundamental na equipa de testes. Porque com muitos engenheiros japoneses não é tão fácil falar em inglês, já que as línguas são muito diferentes. Por isso, com o Nakagami a trabalhar neste aspeto, espero que possamos marcar a diferença.
O italiano havia dito anteriormente que esperava uma melhor ‘organização’ com a ‘equipa de testes’, revelando que conta com o seu colega de estrutura para ‘explicar muito bem a situação’.