Toprak Razgatlioglu acabou de se sagrar campeão do mundo de Superbike pela segunda vez na carreira – dando à BMW o primeiro título de pilotos no campeonato. O segundo lugar na primeira corrida de Jerez foi o suficiente para consumar desde já a conquista, apesar da vitória do seu principal rival, Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati). Ivo Lopes foi 20.º.

Bom arranque por parte dos dois primeiros, com Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) a manter-se na frente com Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW) em segundo. O italiano não podia fazer mais nada além de vencer, enquanto para o turco o segundo lugar era suficiente para celebrar o título.

Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) era terceiro. Na primeira volta registaram-se algumas quedas, incluindo de um candidato a lugares cimeiros: Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team/Ducati). Na segunda volta, aconteceu o mesmo a Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati), que lutava para recuperar depois de partir de 15.º.

Os dois primeiros começaram a isolar-se dos restantes, enquanto Locatelli estava pressionado por Alex Lowes (Kawasaki). A 12 voltas do fim, Bulega estava a isolar-se mais, enquanto Razgatlioglu não estava obrigado a atacar a vitória sabendo que até o terceiro posto seria suficiente.

Entretanto, Lowes continuava a perseguir o terceiro posto de Locatelli, e Iker Lecuona (Team HRC) não seguia muito longe.

Porém, Locatelli acabou por conseguir ganhar uma margem mais confortável na última dezena de voltas. Na frente, não existiam muitas mexidas. Bulega isolou-se, e Razgatlioglu fez uma gestão tranquila do segundo lugar.

A corrida terminou, com Bulega a consumar a vitória 6,067s na frente de Razgatlioglu – que, assim, alcançou o título, sendo o piloto com mais motivos para celebrar este sábado. Locatelli fechou o pódio na frente de Lowes e Lecuona.

Lopes (Petronas MIE Racing Honda Team) fez uma corrida isenta de erros e, depois de arrancar de 26.º, conseguiu cortar a meta no 20.º posto – três posições à frente do seu colega de equipa, Tarran Mackenzie.

Resultados: