Tiago Morais esteve na escola básica de Medados, em Touguinha, Vila do Conde, onde conviveu com os alunos e falou sobre a sua época no Rio Ave, começando pelo momento mais recente, o grande golo que marcou ao Arouca, no empate da última jornada.

Momento de inspiração em Arouca: "Foi um golo bonito num lance de inspiração, mas ficava mais feliz se tivéssemos ganho. Não deu, somámos um ponto. Quantas já vezes vi o golo? Algumas, o normal. Vemos sempre os golos ou até lances em que podemos melhorar, faz parte."

Talvez o melhor golo até agora: "Se já tinha feito algum golo melhor que este? Acho que não. Na minha curta carreira tenho feito alguns golos e todos têm a sua história, mas claro que foi um golo bonito e, como ainda sou jovem, espero marcar mais vezes assim."

Petit pede-lhe mais consistência: "Sou jovem, tenho espaço para melhorar, por vezes as pessoas esquecem-se, mas tenho apenas 21 anos, apareci cedo no futebol profissional. Aceito e tenho de trabalhar para melhorar."

Balanço da época até ao momento: "Estamos a fazer uma boa época, poderíamos ter mais pontos do que os que temos, porque, em certos jogos, deveríamos ter feito uma ou outra coisa diferente. Mas é o que é. Entramos em todos os jogos para ganhar e tem de ser assim até ao fim da época."

Sem pensar em lugares europeus: "Pessoalmente não penso muito nisso. Temos de olhar muito aquilo que é o jogo a jogo porque o campeonato é muito competitivo. Temos de estar preocupados com aquilo que podemos fazer dentro de campo, e as vitórias são a consequência disso. Há que seguir assim."

O que espera do jogo com o AVS SAD: "Vai ser um bom jogo. O futebol português, hoje em dia, está sempre competitivo e pode ter diferentes resultados. Temos de olhar muito para nós, sabendo o que o adversário tem de bom e de menos bom e explorar isso, mas olhando muito para o que é o nosso jogo.

O efeito da mudança técnica nos avenses: "A mudança de treinador no adversário pode sempre influenciar. Todos os treinadores têm ideias diferentes, não sabemos muito o que esperar, mas temos de olhar mais para nós e não nos preocuparmos demasiado com o adversário."

Mais confortável pela esquerda: "Posso fazer todas as posições da frente. Tenho jogado mais pela esquerda, onde estou mais confortável, mas também posso jogar atrás do avançado. A facilidade que tenho de jogar com os dois pés também ajuda para me sentir confortável nas várias posições de ataque."

Emprestado pelo Lille, mas só focado no presente: "Como já disse, cheguei ao futebol profissional muito cedo, estou sempre a aprender e penso que o futebol é o momento. Não podemos pensar a médio prazo e temos de olhar para o presente. O futuro a Deus pertence. Quero seguir o meu caminho, trabalhar e o que tiver que ser será."