
A etíope Tigist Assefa bateu este domingo o recorde mundial da maratona (em provas com partidas separadas), ao vencer na Maratona de Londres em 2:15:50. Antiga recordista mundial absoluta, a etíope de 28 anos conseguiu vingar-se dos dois segundos lugares que teve nas duas últimas maratonas em que participou (Londres e Jogos Olímpicos, ambos no ano passado), voltando desta forma ao topo do pódio.
Assefa acabou também por conseguir vingar-se de Sifan Hassan, holandesa que este domingo foi apenas 3.ª, depois de perder o contacto ainda antes da meia maratona. Hassan ficou mesmo atrás de Joyciline Jepkosge, queniana que foi a única capaz de acompanhar Assefa até aos 5 quilómetros finais. Apesar disso, acabou bem longe de Assefa, em 2:18:44, 16 segundos à frente de Hassan.
Quanto aos homens, havia expectativa de um eventual ataque do recorde mundial de Kelvin Kiptum (2:00:35), mas Sabastian Sawe viria a vencer em 2:02:27, naquela que foi a sua segunda maratona (na primeira venceu em 2:02:05). Em segundo ficou o estreante Jacob Kiplimo, com 2:03:37. Um tempo longe do sonhado sub 2:00, mas que serve de estreia bastante positiva para o recordista mundial da meia maratona. A fechar o pódio ficou Alex Mutiso, com 2:04:20.