Num mudança monumental para a Team Penske, o longo Presidente Tim Cindric está a afastar-se da supervisão das operações diárias da equipa, mudando o seu foco para IndyCar, os ativos históricos da Penske e os arquivos.

A mudança marca o fim do reinado de Cindric como líder geral da Penske Racing, uma posição que ocupou durante 25 anos. Embora mantenha o seu título de Presidente, as divisões NASCAR e IMSA da equipa passarão agora a reportar diretamente a Roger Penske em vez de Cindric.

Um Quarto de Século de Sucesso e um Novo Capítulo

Cindric, que se juntou à Penske pela primeira vez em 1999 e foi promovido a Presidente em 2006, tem sido uma das figuras mais visíveis e influentes na liderança da equipa. Sob a sua supervisão, a dominância da Penske em IndyCar, NASCAR e IMSA tem sido inigualável, incluindo várias vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, campeonatos de IndyCar e um título da NASCAR Cup Series.

No entanto, após décadas à frente, Cindric reconheceu que era tempo de mudar.

“Vivi o meu trabalho de sonho durante os últimos 25 anos como o líder geral da organização Penske Racing,” afirmou Cindric. “Tive a oportunidade de trabalhar com algumas das melhores pessoas do setor enquanto alcançávamos muitos marcos juntos. Decidi que preciso fazer uma mudança que me proporcione a flexibilidade de que preciso nesta fase da minha carreira.”

Ele também agradeceu a Roger Penske pela sua compreensão, enfatizando a sua confiança na equipa de liderança que permanece.

O Que Isto Significa para o Futuro da Equipa Penske

Com Cindric a recuar, a hierarquia de liderança foi reorganizada:

  • As operações da IndyCar continuarão a ser lideradas por Ron Ruzewski, que trabalhará ao lado de Cindric.
  • As operações da NASCAR continuarão sob a direção de Michael Nelson, que agora reportará diretamente a Roger Penske.
  • As operações da IMSA permanecerão sob a responsabilidade de Jonathan Diuguid, também reportando diretamente a Penske.

Controvérsia Persistente: As Consequências do Escândalo do Push-to-Pass da Penske

O papel reduzido de Cindric surge na sequência da grande controvérsia da Penske na abertura da temporada de IndyCar de 2024 em St. Petersburg, onde a equipa foi considerada culpada de utilizar ilegalmente o Push-to-Pass durante as relargadas.

Como resultado, a Penske suspendeu Cindric internamente, impedindo-o de participar na 500 Milhas de Indianapolis de 2024—onde Josef Newgarden garantiu a histórica 20ª vitória da equipa na Indy 500.

Embora não haja uma declaração oficial que ligue esta mudança ao escândalo, sem dúvida desempenhou um papel na reestruturação da Penske.

Legado & O Que Vem a Seguir

Apesar da controvérsia, o legado de Cindric na Penske é inegável. O seu brilhantismo estratégico ajudou a guiar Josef Newgarden a múltiplos campeonatos na IndyCar, enquanto a sua supervisão fez com que a Penske se tornasse uma força dominante na NASCAR e nas corridas de carros desportivos.

Agora, com Cindric a mudar o foco para a IndyCar, resta saber se esta mudança revitalizará os esforços da Penske nas corridas de monopostos ou se é o início de uma mudança maior na liderança.

Uma coisa é certa—a Team Penske está a entrar numa nova era.