Neemias Queta foi pela segunda vez consecutiva titular pelos Boston Celtics e marcou 14 pontos na derrota em casa perante os Golden State Warriors, por 118-112, em jogo da liga norte-americana de basquetebol (NBA).

Depois de se ter estreado como titular na NBA, no quarto ano na liga, Queta voltou a ser aposta no cinco inicial dos campeões, conseguindo 14 pontos (seis em 11 nos lançamentos de campo e dois em quatro nos lances livres), oito ressaltos, cinco dos quais ofensivos (melhor da equipa) e dois desarmes de lançamento.

“Neemias fez um grande trabalho ao conseguir-nos ressaltos ofensivos, dando-nos mais posses de bola”, disse o treinador dos Celtics, Joe Mazzulla.

A aproveitar bem a ausência por lesão do letão Kristaps Porzingis, o poste português conseguiu mais um máximo de carreira, ao estar 28.09 minutos em campo, marcando os dois primeiros pontos do encontro, com um ‘alley hoop’.

Perante o selecionador norte-americano, Steve Kerr, que o manteve no banco em grande parte dos encontros nos Jogos Olímpicos Paris2024, Jayson Tatum marcou 32 pontos, num encontro em que Derrick White também esteve em bom plano, com 26 pontos.

No conjunto da Califórnia, a figura foi o inevitável Stephen Curry, que, mesmo tendo sido vítima de um ‘abafo’ de Neemias Queta, conseguiu 27 pontos, sete ressaltos e nove assistências.

Os Boston Celtics sofreram a segunda derrota em nove jogos e são segundos classificados na Conferência Oeste, enquanto os Warriors, com sete vitórias e uma derrota, são terceiros a Oeste, com o mesmo registo de Phoenix Suns (primeiros) e Oklahoma City Thunder (segundos).

Na liderança do Este estão os Cleveland Cavaliers, única equipa ainda invicta na NBA e que, com a nona vitória, garantiram o seu melhor arranque de sempre, ao vencerem fora os New Orleans Pelicans, por 131-122, com Donovan Mitchell a ser o melhor marcador, com 27 pontos, e Jarrett Allen a estar em grande destaque, com 16 pontos, 14 ressaltos e dois desarmes de lançamento.

Os Oklahoma City Thunder sofreram a primeira derrota da temporada, ao serem batidos no terreno dos Denver Nuggets, por 124-122, num encontro em que o sérvio Nikola Jokic conseguiu um ‘triplo-duplo’ (23 pontos, 20 ressaltos e 16 assistências).