
O Circuito de Assen foi palco de uma emocionante jornada matinal no Campeonato Mundial de Superbike, com Toprak Razgatlioglu a demonstrar a sua mestria em condições de pista molhada na corrida Superpole. O traçado neerlandês, conhecido como ‘Catedral da Velocidade’, ofereceu um espetáculo intenso aos espetadores que desafiaram o tempo instável.
A chuva noturna deixou o asfalto completamente encharcado para a corrida de 10 voltas, apesar de alguns raios de sol já começarem a aparecer no momento da partida. Nestas condições mistas, o piloto da BMW Motorrad aproveitou para conquistar o seu primeiro triunfo em piso molhado na carreira, ultrapassando Nicolò Bulega, que liderava confortavelmente até ser forçado a abandonar devido a problemas técnicos na sua Ducati.
Sam Lowes, que havia conquistado a pole position no dia anterior, acabou por beneficiar do infortúnio de Bulega para alcançar o segundo lugar, apesar de um início complicado que o atirou para o décimo posto após sair largo na primeira curva. O britânico da ELF Marc VDS Racing Team escreveu assim uma curiosa página na história do campeonato, ao subir ao pódio no mesmo circuito onde o seu irmão gémeo, Alex, conseguiu a sua primeira vitória no WorldSBK em 2014.
A completar o pódio ficou Álvaro Bautista, que herdou o terceiro lugar após o abandono do seu companheiro de equipa da Aruba.it Racing – Ducati. Para o espanhol, tratou-se do 112º pódio da sua carreira e o 12.º no circuito neerlandês.
Andrea Locatelli foi o melhor representante da Yamaha em quarto lugar, resistindo à pressão constante do piloto da casa, Michael van der Mark, que terminou a apenas dois décimos do italiano. Scott Redding protagonizou uma impressionante recuperação, saltando da 16ª posição da grelha para o sexto lugar final.
A corrida ficou ainda marcada pelo excelente desempenho britânico, com quatro pilotos do Reino Unido no top 10. Além de Lowes e Redding, também Tarran Mackenzie impressionou ao conseguir o nono lugar com a Honda da PETRONAS MIE, o seu melhor resultado na categoria e a primeira vez que terminou como o melhor piloto Honda da temporada. Ryan Vickers completou o quarteto britânico com um notável décimo lugar, depois de ter partido da 21.ª posição.
Esta vitória coloca Razgatlioglu em excelente posição para a corrida longa da tarde, onde tentará capitalizar o seu excelente momento de forma e consolidar a sua posição no campeonato.
