Desde que as equipas de Roger Penske se viram envolvidas numa série de controvérsias em 2024, os seus esforços têm sido vistos pelos fãs com um toque de ceticismo. Apesar da aprovação de Dale Earnhardt Jr., a mais recente empreitada de Penske, uma homenagem ao lendário piloto de NASCAR, Dale Earnhardt, não é exceção à crítica.

Conhecido como o Intimidator, Dale Earnhardt é indiscutivelmente a figura mais reverenciada na ilustre história da NASCAR. Embora tenha passado quase um quarto de século desde a sua morte prematura no trágico acidente da Daytona 500 de 2001, o seu legado continua a ecoar nos corações dos fãs. Consequentemente, a homenagem de Penske, destinada a uma corrida futura, está sob o intenso escrutínio dos fãs, apesar do apoio do filho de Earnhardt, Dale Jr.

A homenagem gira em torno do logótipo nº 2, um símbolo que ostenta 102 vitórias na Cup Series, seis das quais são creditadas a Earnhardt desde o início da sua carreira. O campeão da Cup Series por sete vezes conduziu o carro nº 2 nas NASCAR Winston Cup Series de 1979 e 1980. Durante este período, sob a propriedade de Rod Osterlund, Earnhardt conquistou a sua primeira vitória no Bristol Motor Speedway, após a qual ganhou o título de Rookie of the Year de 1979 e o seu primeiro campeonato em 1980.

Em honra deste legado monumental, Austin Cindric, o atual piloto nº 2 da Penske, usará as mesmas cores que a entrada de Earnhardt. A homenagem foi revelada na Mansão do Governador da Carolina do Sul, onde foi anunciado que o Ford Freightliner nº 2 de Penske apresentaria as mesmas tonalidades de azul e amarelo que adornavam o Chevrolet nº 2 de Earnhardt. No entanto, antes de finalizar a homenagem, Cindric procurou a aprovação de Dale Earnhardt Jr., que expressou a honra da sua família em ver o legado do seu pai celebrado durante o fim de semana de retrocesso de Darlington.

Apesar de carregar as nobres intenções de prestar homenagem ao legado de Earnhardt, Cindric, que tem 81 vitórias no seu currículo, é um dos quatro pilotos que conduziram o carro nº 2 após Earnhardt. Os outros incluem Rusty Wallace, Kurt Busch e Brad Keselowski. No entanto, como Cindric admitiu, ninguém se compara à estatura de Earnhardt no desporto.

Enquanto a comunidade da NASCAR expressou reações mistas a esta homenagem, a maioria parece estar a favor. Os fãs lembram-se com carinho das 76 vitórias de Earnhardt na Cup Series, que estão recheadas de narrativas de rivalidades agressivas e domínio nas corridas com restritor. Assim, a homenagem de Cindric aos primeiros anos da lenda ressoou com a maioria dos fãs, alguns dos quais lhe desejaram sorte para Darlington.

No entanto, também houve críticas. Alguns fãs expressaram descontentamento pela mudança de Chevrolet para Ford no carro nº 2, afirmando que isso não se alinha com os seus sentimentos. Outros manifestaram preocupações sobre os enormes sapatos que Cindric tem de calçar, dado os feitos extraordinários de Earnhardt.

Além disso, a recente controvérsia de Cindric, onde ele deu um toque na parte traseira direita do carro de Ty Dillon nas voltas iniciais da corrida no Circuito das Américas, não passou despercebida. Embora a NASCAR não tenha penalizado Cindric pela sua agressividade, os fãs estão cautelosos e ofereceram avisos severos ao piloto da Ford.

Em abril, o Ford nº 2 inspirado em Earnhardt competirá na corrida Goodyear 400. Fãs e críticos estão ansiosos para ver se Austin Cindric consegue realmente fazer justiça ao legado do Intimidator.