Em contagem decrescente para a chegada do novo ano, de 27 a 30 de dezembro disputa-se a 16.ª jornada que conta com três duelos que podem ditar a inversão do posicionamento dos seus intervenientes na tabela classificativa à entrada em 2025.

A começar pelo topo. O líder Benfica (38 pontos) visita o 'vice' Sporting (37) às 20h30 de domingo, no jogo que vai determinar quem começa o ano à frente. Em noite de estreia de Rui Borges no comando técnico, os leões procuram recuperar a liderança, o que só conseguirão se vencerem.

Antes, pelas 15h30, Rio Ave e Nacional defrontam-se em circunstâncias idênticas, apesar de ser maior (três pontos) o fosso que os separa. O atual 11.º classificado, com 16 pontos, recebe os insulares que, no 14.º posto, procuram escapar aos lugares problemáticos da luta pela permanência e ganhar novo fôlego com uma vitória e consequente troca de posição com o adversário direto.

Na véspera, sábado, 28, AVS e Estrela da Amadora discutem também entre si uma eventual mudança direta na classificação. Os nortenhos, que têm apenas mais um ponto que os 12 com que o Boavista se posiciona no 15.º posto que obriga a disputar o playoff pela permanência, recebem os tricolores que, mais folgados, contam apenas com mais dois pontos (15) e arriscam a troca de lugar caso não consigam, pelo menos, o empate.

É apenas uma jornada, nada fica decidido, mas há trocas que podem ser o prenúncio do que resta da caminhada.