A mergulhadora Kateryna Sadurska fez história na passada terça-feira, 26 de novembro, ao bater o seu próprio recorde mundial de mergulho livre sem barbatanas, ao largo da costa da República Dominicana. A ucraniana mergulhou 82 metros em apenas três minutos e 10 segundos.

" Eu senti-me bem, como nos treinos. Mas o processo de treino não foi fácil, porque tive de viajar muito, já que não posso treinar no meu país. Foi uma temporada desafiante e estou realmente feliz por fazer mergulhos tão profundos", disse Kateryna Sadurska.
"O dia anterior não estava um tempo muito bom. Mas hoje tive sorte, tal como os outros concorrentes. Então, sim, é uma espécie de lembrete para apreciar as pequenas coisas. Estou muito feliz, estou realmente muito feliz por ter feito este mergulho", acrescentou.

Este novo recorde de 82 metros marca o 6.º título mundial de Kateryna, apenas algumas semanas após ter alcançado a marca anterior de 80 metros durante o Campeonato Mundial de Mergulho Livre em Calamata, na Grécia.

Em entrevista, a nadadora revelou que, devido à guerra na Ucrânia, não pôde treinar em condições ideais, mas manifestou grande satisfação ao alcançar este novo marco no final de uma longa e bem sucedida temporada.