A tenista norte-americana Coco Gauff bateu, numa longa e dura batalha, a chinesa Zheng Qinwen e conquistou pela primeira vez o título das WTA Finals, torneio reservado às oito melhores jogadoras da temporada, que decorreu em Riade, na Arábia Saudita.

A número três mundial, a disputar pela terceira vez a prova, empreendeu uma grande reviravolta ao encontro. Depois de perder o primeiro set, por 6-3, conseguiu chegar ao triunfo, encerrando o duelo com 6-4 e 7-6 (7-2), triunfando no desempate decisivo.

Ao longo de três horas e quatro minutos, a jovem Coco Gauff, de 20 anos, levou a melhor diante da campeã olímpica, a estrear-se nas WTA Finals aos 23 anos, para conquistar o nono troféu da carreira, naquela que foi a final mais longa da prova desde 2008. A norte-americana é a mais jovem vencedora do torneio nos últimos 20 anos, quando Maria Sharapova foi a campeã.

Recuperando de um break abaixo no segundo set e dois no terceiro e decisivo parcial, tendo inclusivamente Zheng Qinwen servido com 5-4 no marcador para fechar o encontro, a norte-americana garantiu com a vitória na Arábia Saudita o terceiro lugar no ranking WTA, pelo segundo ano consecutivo.

Gauff, que não perdeu nenhuma final em piso rápido na carreira, é apenas a sexta jogadora a ganhar um Grand Slam, um WTA 1.000 e as WTA Finals antes dos 21. Junta-se a Monica Seles, Martina Hingis, Maria Sharapova e às irmãs Williams.