Dia histórico no Uruguai. A madrugada deste sábado ficou marcada pela despedida de Luis Suárez da seleção uruguaia, com a equipa orientada por Marcelo Bielsa a empatar sem golos, em Montevideo, perante o Paraguai. Os uruguaios seguem na segunda posição do apuramento sul-americano para o Campeonato do Mundo.
Numa noite de grande emoção, Suárez foi homenageado - houve, inclusive, um vídeo de Lionel Messi reproduzido nos ecrãs do estádio - perante um estádio repleto e com a família por perto. O avançado de 37 anos despediu-se da seleção com 90 minutos nas pernas, mas sem um último tiro.
69 golos em 143 jogos são os números finais de Luisito pelo Uruguai, que teve o controlo da partida durante a maior parte do tempo, mas não conseguiu descobrir o caminho para a baliza de Gatito Fernández. O sportinguista Maxi Araújo cumpriu também os 90 minutos no nulo, que deixa o Uruguai com 14 pontos e a quatro da líder Argentina.
Escrete de regresso às vitórias
Após quatro jornadas sem vencer, o Brasil regressou aos triunfos na sétima ronda do apuramento. A canarinha recebeu o Equador, em Curitiba, e precisou de apenas um golo para carimbar uma vitória pela margem mínima (1-0).
Num duelo com momentos de equilíbrio, valeu aos brasileiros um remate certeiro de Rodrygo, em cima da meia hora. O portista Wendell esteve no banco e foi lançado aos 74 minutos para render Guilherme Arana.
A terceira vitória neste apuramento permitiu ao Brasil subir ao quarto lugar, agora com dez pontos. A seleção brasileira ultrapassou, inclusive, o Equador, que agora é sexto com oito pontos.
Mais acima, na terceira posição, segue a Colômbia. Os cafeteros não foram além de uma igualdade (1-1) na visita ao Perú e desperdiçaram a oportunidade de escalar até ao segundo posto.
Num duelo dominado pelos colombianos, marcou primeiro a seleção da casa: Alexander Callens, aos 68 minutos, abriu o ativo. O golo da igualdade chegou já dentro dos últimos dez minutos, por intermédio de Luis Díaz.
O apuramento sul-americano para o Campeonato do Mundo prossegue na próxima terça-feira. O ponto alto da jornada vai para a visita da Argentina à Colômbia, ao passo que o Brasil joga no Paraguai.