
Vasco Ribeiro vai voltar à competição no Pro Taghazout Bay, em Marrocos, do circuito de qualificação da Liga Mundial de Surf (WSL), apesar de ainda estar suspenso pela Federação Internacional de surf (ISA).
O surfista falhou vários controlos antidoping, assumindo que tal se deveu ao consumo de drogas, e foi suspenso até julho de 2026. Antes da decisão ser anunciada, em julho de 2023, o antigo campeão nacional (2011, 2012, 2014, 2017 e 2021) já tinha colocado em pausa a carreira por questões de saúde mental. Agora, 570 dias depois e ainda impedido de participar em provas oficiais sob a égide da ISA, está de volta.
«Fico muito agradecido à WSL por esta oportunidade de voltar a fazer o que mais gosto, que é competir. É muito difícil ficar de fora, quero aproveitar esta oportunidade para superar-me, provar a mim próprio que sou capaz de continuar ao mais alto nível», revelou em comunicado.
O atleta de 30 anos está ausente há cerca de um ano e meio de Mundiais, Europeus, Jogos Olímpicos e inclusive campeonato nacional, mas como a World Surf League é uma empresa privada, decidiu oferecer-lhe um wildcard permitindo-lhe assim voltar a surfar, não se sabendo, contudo, se a ISA irá pronunciar-se sobre o assunto.
«Passei por um período de grande luta contra a adição, que me obrigou a reaprender a organizar a minha vida e a viver sem drogas. É um processo contínuo, um compromisso diário, mas, com o apoio da minha família, amigos e profissionais, tenho conseguido erguer-me e reencontrar-me», realçou o antigo campeão do mundo júnior (2014) e campeão europeu (2021) que regressa assim à ação na etapa marroquina, a 22 de fevereiro, do circuito de qualificação da WSL, no qual foi 14.º classificado em 2023, ficando a poucos lugares de entrar no circuito de elite mundial. «Se a minha jornada puder inspirar ou ajudar alguém a ver que há sempre um caminho de regresso, então todo este esforço terá valido a pena. Agora, estou ansioso por poder vestir a licra e voltar aos heats», rematou Vasco Ribeiro.