O lucro líquido do Sporting SAD encolheu 52% para os 12,1 milhões de euros na época 2023/2024, terminada a 30 de junho, sendo a primeira vez na história do clube que atingem três períodos consecutivos com resultados positivos, segundo o comunicado enviado esta tarde, depois do fecho das bolsas, à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).

O recuo dos lucros face à temporada anterior justifica-se com o aumento dos gastos com o pessoal e com o maior investimento na equipa de futebol. Por outro lado, o aumento nas vendas de atletas suportaram o quarto lucro nos últimos cinco anos (a exceção é na época 2020/21, impactado pela pandemia).

No total, o clube de Alvalade ganhou dinheiro com a transferência de 12 atletas neste período, que geraram mais de 165 milhões de euros. Mas descontando os custos com os mesmos atletas, as mais-valias encolhem para os €99 milhões. Destes, destacam-se as vendas dos atletas Manuel Ugarte, para os franceses do Paris Saint-Germain, e Pedro Porro, para os ingleses do Tottenham Hotspur. Os dois geraram mais-valias de 57,5 milhões de euros, mais de metade do total.

Neste segmento destacam-se ainda as mais-valias obtidas com “percentagens de direitos económicos detidos por clubes terceiros” de Fatawu, Tiago Tomás e Gonzalo Plata. Sem a venda de jogadores, o resultado operacional teria sido negativo em 44 milhões de euros.

Do lado das despesas, o clube anunciou um aumento de gastos operacionais para €147 milhões, sem transação de jogadores, sendo que os gastos com pessoal aumentaram mais de €10 milhões de uma época para a outra para os €90 milhões. Os fornecimentos e serviços externos são a segunda maior rubrica nos gastos (€41,8 milhões).

O ativo aumentou para €374 milhões e o passivo subiu para os €353 milhões. Os capitais próprios mais que duplicaram para os €20,9 milhões. A dívida financeira situou-se nos €178 milhões (mais 29 milhões do que na época anterior).

O volume de negócios foi o maior de sempre, nos €246,7 milhões, apesar do dinheiro que entrou referente às competições europeias foi menor (-26,7 milhões). O montante obtido com merchandising oficial foi também o maior de sempre nos €15,2 milhões.