Que recital de Mohamed Salah! O experiente extremo do Liverpool espalhou magia no London Stadium, este domingo, e o Liverpool venceu confortavelmente (0-5) fora de portas, no reduto do West Ham, em jogo a contar para a 19.ª jornada do campeonato inglês. A turma de Arne Slot soma e segue e é cada vez mais líder da Premier League.

Motivados pela invencibilidade nas recentes jornadas - sem derrotas nos últimos quatro jogos -, os pupilos de Julen Lopetegui entraram com determinação na partida, à procura de surpreender um indomável Liverpool. Apesar do esforço - assente na solidez defensiva -, a turma da casa sucumbiu ao poderio ofensivo dos forasteiros e Luis Díaz (30') inaugurou as hostilidades com um forte remate.

Kudus bem tentou desestabilizar com o seu virtuosismo - através de transições rápidas e irreverentes -, mas não foi feliz no momento da finalização. À passagem do minuto 38, armou um forte remate a longa distância, mas o esférico esbarrou no poste esquerdo de Alisson e foi aliviado pela defensiva vermelha. Valeu pelo susto.

Quem não marca, sofre, e foi precisamente isso que aconteceu na jogada seguinte. Salah agitou as águas - trocou as voltas a Kostas Mavropanos - e colocou a bola em Cody Gakpo, que finalizou sem dificuldades e dilatou a vantagem visitante. Um passe de ouro, que permitiu ao experiente avançado africano alcançar o top-10 de jogadores com mais assistências no campeonato inglês.

Ainda no primeiro tempo, o egípcio - endiabrado - armou um potente remate em arco e anotou o terceiro dos Reds. Desaire total na comitiva dos Hammers.

Caminhar a passos largos para o título

Na vinda dos balneários, a toada manteve-se. Salah continuou a desestabilizar pelo flanco direito, com muito perigo, mas foi mesmo Trent Alexander-Arnold a carimbar o quarto dos Reds. Assistido por Gravenberch, o lateral inglês disparou de longe - a bola sofreu ainda um desvio - e bateu Aréola.

O festejo após o quarto golo do Liverpool @Liverpool

Apesar do ligeiro ascendente dos homens da casa perto do último quarto de hora - Kudus lançou uma bola à barra, aos 74 minutos, e foi sempre o mais esclarecido dos Bubbles em campo -, o West Ham foi incapaz de esgrimir argumentos e termina 2024 com uma pesada derrota em casa, ampliada perto do final por Diogo Jota (84'), após nova assistência de Salah.

O Liverpool, por sua vez, termina no primeiro posto da tabela, com oito pontos de distância - e um jogo a menos - do Forest de NES. Nota final para os números avassaladores de Mohamed Salah esta temporada - o egípcio leva 20 golos e 17 assistências em 26 partidas pelos Reds.