Em novembro passado, Valentino Rossi testou pela primeira vez o Hypercar com o qual a BMW compete no Mundial de Resistência (WEC). Ao longo do dia contou com a assistência de René Rast, piloto com vários anos de experiência no campeonato e na modalidade.

O alemão explicou ao site do WEC qual foi a sua missão junto do antigo piloto de MotoGP: ‘Basicamente fui um assistente para o Valentino Rossi […]. Só estive a tentar ajudá-lo no aspeto da pilotagem, só a dar-lhe alguns conselhos. Sou também o piloto de referência, […], então fiz cinco voltas, fiz um tempo de volta, e depois basicamente usámos estes dados para comparar com o que o Valentino fizesse depois de mim’.

O desempenho de Rossi não demorou muito a impressionar Rast, que afirmou: ‘Tenho de dizer que fiquei muito impressionado pelo desempenho do Valentino. Disse-lhe de manhã: «Vai com calma, não puxes demais pelo carro, serás muito lento no início, irás progredir ao longo do dia». E ele entrou, o primeiro tempo de volta dele foi logo tão bom como o de qualquer um de nós. E eu pensei, «De onde é que isto vem?»’.

O piloto oficial da BMW nos Hypercar disse também: ‘Quando ele saiu do carro, fomos ver os dados, e sei por que é que ele é nove vezes campeão do mundo. Ele é muito analítico, ele tem muita compreensão de como pilotar um carro. E também quando lhe dizes alguma coisa, eu dei-lhe dez conselhos para dez curvas diferentes. Da vez seguinte que ele entrou no carro, mudou todos os pontos que lhe dei, e ele é um verdadeiro profissional. Não encontras isso muito frequentemente’.