Se Marc Márquez é inquestionavelmente a figura maior do MotoGP nas duas últimas rondas , depois de dominar completamente em Aragão e voltar às vitórias no MotoGP (aos domingos) 1043 dias depois, o espanhol voltou a vencer também o GP de San Marino mas nem toda a ação se resumiu com o que o espanhol fez em pista.

Em Espanha o momento alto e muito polémico aconteceu quando Pecco Bagnaia e Álex Márquez se envolveram em pista e foram ao chão, com os restantes pilotos do paddock a terem mesmo ideias distintas sobre quem foi o responsável pelo incidente.

Enea Bastianini esteve também em destaque ao arrancar da 14.ª posição e acabar em quinto, e aí lugar muito com Fabio Di Giannantonio e Jack Miller, e mais tarde com Franco Morbidelli.

E em San Marino não é possível esquecer o erro de Jorge Martín ao trocar de moto, mas a corrida não se resumiu a isso, com um toque entre a moto de Pedro Acosta e Morbidelli, que teve a RC16 do rookie a perder uma asa, e mais tarde com o piloto mesmo a cair, entre outros incidentes.

Houve muito que não foi possível captar, mas poderá rever parte dos acontecimentos menos em destaque no vídeo que se segue: