Jordi Meeus (Red Bull BORA Hansgrohe) foi o vencedor da terceira etapa da Volta ao Algarve em ciclismo. Iúri Leitão caiu perto da meta.

O belga levou a melhor sobre o italiano Alberto Dainese (Tudor) e Biniam Girmay, da Eritreia (Intermarché-Wanty) na chegada ao sprint a Tavira.

Mathias Vacek (Lidl-Trek) tinha vencido a Meta Volante do dia, em Vila Real de Santo António.

O português João Almeida (UAE Team Emirates) chegou integrado no pelotão.

A etapa ficou ainda marcada pelo abandono do francês Romain Bardet (Team Picnic PostNL), após uma queda a 25 quilómetros da meta. Iúri Leitão também caiu no último quilómetro, mas não há notícia ainda de qualquer desistência.

O suíço Jan Christen (Emirates) continua a liderar a geral individual, com menos 4 segundos do que o companheiro de equipa João Almeida. O belga Laurens de Plus (Ineos) ocupa o terceiro posto, a 13, e o português António Morgado (Emirates) é quarto, com o mesmo tempo do dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma) e o italiano Luca Vergallito (Alpecin–Deceuninck).

Neste sábado, corre-se a quarta etapa, entre Albufeira e Faro, num total de 175,2 quilómetros.

Estão previstas quatro prémios de montanha, a primeira em Malhão (2.ª categoria) ao quilómetro 41,5, seguindo-se Picota (3.ª, 122,1 km), Santa Bárbara (3.ª, 151,8km) e Bordeira (4.ª, 158,3 km). A meta volante do dia estará em Loulé, no quilómetro 135,2.