Álex Márquez recuperou de uma queda no Treino do GP de Espanha de MotoGP para fazer a volta recorde de Jerez e ser o mais veloz do dia – ao rodar em 1m36,831s para deixar o irmão, Marc (Ducati Lenovo) a 0,357s de distância.

O piloto da BK8 Gresini afirmou: ‘A melhor coisa para pedir desculpa à equipa pelos erros é ser veloz. Então, eu só estava a tentar fazer isso. O principal objetivo era estar na Q2 e fizemo-lo bem, e gerimos isto bem’.

Posto isto, Álex Márquez frisou que não ficou satisfeito: ‘Não estou contente sobre o dia. Quebrámos o recorde, isso é algo bom, mas não estou contente porque não fizemos o trabalho que precisávamos de fazer. Não experimentámos algumas ideias de afinação que temos e os pneus. Não estou contente por isso’.

Posto isto, o #73 ficou satisfeito com a reação depois do acidente e está consciente que terá um sábado ocupado: ‘Recuperámos de uma boa forma, fisicamente estou bem, então estou pronto para amanhã e sei que tenho o dobro do trabalho amanhã’.

Instado a explicar a queda no Treino, Álex Márquez admitiu que está associado a um excesso de confiança: ‘Hoje pilotei num modo de demasiada confiança. Eu não estava a sentir o limite, eu simplesmente estava confiante demais com a moto, a moto estava demasiado estável e demasiado boa. Então, eu só estava a tentar atacar e no fim percebi que o limite estava ali. Então, cometi um erro esta manhã com o pneu macio. Mas também esta tarde na curva 5. Precisamos de controlar um pouco esse risco, porque hoje não aconteceu nada, mas pode afetar-nos para o campeonato’.