O Prémio Revelação Bola na Rede referente ao mês de janeiro de 2025 já foi entregue. Yanis Begraoui, avançado do Estoril Praia, foi o jogador distinguido com um galardão que premeia o grande arranque do franco-marroquino no novo ano.

Quem é Yanis Begraoui?

Foi a cerca de uma hora e meia de Paris, em Étampes, que Yanis Begraoui nasceu a 4 de julho de 2001 e deu os primeiros toques numa bola de futebol no clube da vila. A irreverência das raízes marroquinas e o toque de bola característico levaram a dois saltos precoces, ainda na formação.

Em 2014, do pequeno Étampes deu o salto para o Brétigny de onde, apenas volvidas três temporadas, deu o salto para o Auxerre, um emblema de outra dimensão histórica e futebolística no panorama do futebol francês.

Ainda em idade sub-17, na época 2017-18 – a primeira no clube – estreou-se pela equipa principal do Auxerre – onde foi deambulando, como talento precoce, nas épocas seguintes. Em 2021, depois de repartir o tempo entre a equipa B e a equipa principal, o jovem avançado, então com 19 anos, chamou a atenção do Toulouse para onde rumou.

34 jogos depois, com apenas um golo e uma assistência no registo, em janeiro de 2023, Yanis Begraoui foi emprestado ao Pau, tendência que se repetiu na última temporada, precisamente na mesma janela de transferências do meio da época. Foi só no verão de 2024 que, pela primeira vez na carreira, deixou o solo gaulês e aterrou em Portugal para ser reforço do Estoril Praia.

Internacional jovem pelas seleções francesas, como sub-19, e marroquinas, sendo destaque dos sub-23, o avançado franco-marroquino tem ganho cada vez maior preponderância para Ian Cathro, treinador do Estoril Praia, e demonstrado estar cada vez mais adaptado ao futebol português.

Janeiro em números

  • Jogos: 5
  • Golos: 5

Nota: foram também contabilizados na análise os dois primeiros jogos do Estoril Praia em fevereiro

Como joga Yanis Begraoui

Yanis Begraoui traz nos pés a ascendência do Norte de África, tão característica em muitos dos destaques do futebol no século XXI, e transporta no ADN a capacidade de drible curto, a imprevisibilidade e a magia que encantam cada jogada.

No Estoril Praia começou o percurso como extremo, jogando a partir do corredor direito, mas com muita liberdade para procurar terrenos interiores (até porque, o modelo de jogo inicial de Ian Cathro, exigia este posicionamento aos avançados dos corredores), mas nos últimos jogos ganhou abrangência no jogo a partir do meio, como principal referência ofensiva.

Longe de ser um 9 puro, tem características no seu jogo que lhe permitem ocupar esta função e, em 2025, mostrou uma veia goleadora adormecia na primeira metade da temporada. Tem mobilidade para preencher outras zonas que não o corredor central e inteligência a compensar os movimentos dos colegas, arrastando marcações e abrindo espaços.

Além desta capacidade, pela qualidade técnica, consegue dar sequência aos lances, oferecendo apoios constantes e possibilidade de combinação e, não fazendo do físico o seu jogo, dá segurança nos duelos. Mais recente, mas sem grandes mostras de querer parar, encontrou no golo um bom amigo capaz de dar outra relevância estatística aos argumentos que tem mostrado.

O Estoril Praia de Yanis Begraoui

Para entender, de forma mais alargada, a veia goleadora de Yanis Begraoui, é preciso compreender a subida de rendimento coletivo do Estoril Praia que Ian Cathro, há uns meses, revolucionou.

Do 4-3-3 nada comum, com os interiores a defender a largura, e os avançados a pressionar e a jogar praticamente por dentro, Ian Cathro encontrou o equilíbrio num 5-2-3 sem bola e ganhou capacidade de ter bola, até pela recuperação e conjugação de talentos mais criativos e capazes com bola no pé do meio-campo para a frente.

Os avançados, continuando a ser três, ganharam maior protagonismo ofensivo para jogar por dentro ou por fora, variando movimentações e tendo mais possibilidades para combinar. Esta postura, mais proativa e interessada em ter a bola, permitiu ao Estoril Praia crescer e afirmar-se como a principal equipa da Primeira Liga desde que o fogo artificio celebrou a entrada em 2025.

Com os alas a projetarem-se e muito maior capacidade de, por um lado ter a bola, e por outro de a trabalhar, o Estoril Praia ganhou armas no jogo ofensivo e deu maiores possibilidades aos homens da frente brilhar. O plantel é rico em construtores e desequilibradores que têm ganho cada vez mais protagonismo no conjunto da Linha que, como se costuma dizer, se pôs na linha.

Resultados em janeiro

  • 05/01: Estrela da Amadora 2-4 Estoril Praia
  • 18/01: Santa Clara 2-3 Estoril Praia
  • 26/01: Estoril Praia 1-0 Vitória SC
  • 01/02: Gil Vicente 1-2 Estoril Praia
  • 09/02: Estoril Praia 2-1 Boavista

Yanis Begraoui na 1ª pessoa

Podes ler uma entrevista em exclusivo com Yanis Begraoui em breve.

O Prémio Revelação Bola na Rede

O Bola na Rede está atento ao melhor do desporto nacional, em particular o futebol e, a partir deste mês, entregará um prémio a reconhecer méritos e feitos.

O Prémio Revelação Bola na Rede permitirá distinguir uma personalidade que, dentro das quatro linhas ou de qualquer outro terreno de jogo, tenha sido, como o próprio nome indica, uma revelação. Assim, o Bola na Rede vai procurar premiar os desportistas capazes de brilhar nos mais diversos palcos de Portugal e, quiçá, do mundo.