Yolanda Hopkins está cada vez mais perto de garantir uma histórica qualificação para o World Tour feminino. Depois de ter conseguido a passagem às meias-finais do Saquarema Pro, no Brasil, ao início da manhã desta quarta-feira, o cenário da qualificação para a surfista portuguesa ficou ainda mais evidente com a derrota da brasileira Luana Silva nos quartos-de-final.

O triunfo frente à compatriota Teresa Bonvalot no heat inaugural dos quartos-de-final permitiu a Yolanda manter o sonho da qualificação vivo. Contudo, as contas estão cada vez mais simples para a surfista algarvia: caso vença o heat das meias-finais, apura-se matematicamente para a elite mundial feminina do próximo ano. 

Com apenas uma das cinco vagas para o World Tour 2025 em disputa, restam Yolanda Hopkins e a francesa Vahine Fierro na disputa por esse lugar. E são as duas surfistas que vão medir forças na primeira semifinal da prova brasileira, que é a última do calendário do circuito Challenger Series 2024. Caso avance para a final, Yolanda carimba a qualificação. Se perder, será a francesa a garantir a vaga.

Com os quartos-de-final masculinos na água por esta altura, o prometedor duelo entre as duas surfistas europeias tem começo marcado para as 15 horas em Portugal Continental. 

Caso Yolanda Hopkins consiga a qualificação fará história no surf feminino nacional, pois será a primeira surfista portuguesa a fazê-lo a tempo inteiro - Teresa Bonvalot já ficou a um lugar de o conseguir, participando no circuito mundial de 2023 como suplente.