Liderar uma Grande Empresa é um desafio, mas liderar uma Pequena ou Média Empresa (PME) pode ser um desafio ainda maior. Em empresas de menor dimensão, os líderes enfrentam obstáculos particulares: equipas reduzidas, recursos limitados e a necessidade de inovar e crescer de forma sustentável. Neste contexto, a liderança torna-se um verdadeiro superpoder, pois o gestor de uma PME deve estar próximo das várias frentes do negócio, das suas operações e colaboradores. O que significa, então, liderar uma PME? Como podem os gestores desenvolver este superpoder, impactando positivamente o negócio e as suas pessoas?
A importância de uma comunicação clara e transparente
A comunicação é a base de qualquer relação saudável e, numa PME, isso é ainda mais crucial para construir a confiança entre gestão e equipa. Um estudo da McKinsey indica que organizações com comunicação consistente têm cinco vezes mais probabilidades de melhorar a produtividade e o bem-estar dos colaboradores. Para os gestores de PME, isso traduz-se não só em maior eficiência, mas também em maior retenção de colaboradores.
Criar uma Cultura de Inclusão e Valorização
Uma vantagem de trabalhar numa PME é a proximidade entre gestão e colaboradores, o que permite criar uma cultura organizacional inclusiva. A escuta ativa da liderança reconhece que uma equipa diversa traz diferentes perspetivas, enriquecendo a resolução de problemas e a tomada de decisões. Segundo a Deloitte, empresas que priorizam a inclusão têm seis vezes mais probabilidade de serem inovadoras e ágeis, uma vantagem crucial para o crescimento do negócio, numa realidade em constante mudança.
Liderar e inspirar pelo exemplo
A eficácia da liderança está ligada à coerência entre palavras e ações. Um gestor que inspira pelo exemplo fortalece a confiança e o respeito das suas equipas. Em PME, onde o líder está mais próximo, essa confiança é fundamental para criar um ambiente de trabalho coeso e produtivo.
Desenvolver Competências para Crescer em Conjunto
Em PME, implementar estratégias de formação pode parecer difícil, caro ou complexo. Contudo, ver a formação como a capacitação de colaboradores para novas competências, mesmo de forma interna e com baixo custo, pode ser uma estratégia diferenciadora. De acordo com um artigo do World Economic Forum, empresas que priorizam a aprendizagem estão melhor preparadas para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.
A liderança nas PME é um desafio que requer foco em comunicação, escuta ativa, exemplo e desenvolvimento de competências. Investir nessas práticas não só melhora o desempenho, como também promove um ambiente onde todos se sentem valorizados. Ao desenvolver estas qualidades, os gestores aprimoram o seu "superpoder" e garantem um futuro mais promissor para as suas empresas.
A iniciativa Voice Leadership, da Nova SBE, procura precisamente capacitar os gestores das PME portuguesas para os desafios do dia-a-dia, em diferentes áreas, e impulsionar o crescimento das suas empresas e das suas pessoas.