
O Standard Chartered Bank, em Hong Kong, a Animoca Brands e a HKT assinaram acordos para estabelecer uma joint-venture com a intenção de solicitar uma licença à Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA, na sigla em inglês) para emitir uma ‘stablecoin’.
“Os ativos digitais vieram para ficar e o desenvolvimento de diferentes formas de dinheiro tokenizado é essencial para o avanço desta indústria. É por isso que estamos ativamente envolvidos em vários projetos de moedas digitais de bancos centrais, depósitos tokenizados e, claro, stablecoins”, refere, em comunicado, Bill Winters, diretor executivo do grupo Standard Chartered.
O banco, explica o CEO, está a dar resposta à crescente procura de clientes por este tipo de ativos. “Como instrumentos de cadeia pública com casos de utilização comprovados, as stablecoins desempenham um papel fundamental no ecossistema global de ativos digitais. A infraestrutura a nível bancário, a governação e o alcance global do Standard Chartered significam que estamos numa boa posição para contribuir materialmente para o desenvolvimento do ecossistema que está a ser construído em Hong Kong e a nível global”, acrescenta Bill Winters.
O banco explica que participou em todos os projetos de dinheiro tokenizado da HKMA nos últimos anos. A Animoca Brands, empresa especializada em Web3 sediada em Hong Kong, irá aproveitar a sua expertise no setor para permitir à joint-venture e explorar casos de utilização inovadores em todo o ecossistema Web3.
Por sua vez, a HKT, na área da tecnologia, media e telecomunicações, pretende melhorar os pagamentos nacionais e internacionais e proporcionar maiores benefícios aos consumidores e comerciantes, explica o banco.
“Ao alavancar os principais pontos fortes do banco e dos nossos parceiros, pretendemos lançar uma stablecoin que possa ser utilizada com segurança por instituições e particulares numa ampla variedade de casos de utilização. Estamos dedicados a manter-nos na vanguarda na promoção da inovação fintech juntamente com reguladores, parceiros e clientes, consolidando ainda mais o papel de Hong Kong como um centro financeiro internacional”, comenta Mary Huen, CEO do Standard Chartered Hong Kong, China e Asia.
As instituições querem fortalecer a posição de Hong Kong como um centro global de ativos digitais, referindo que a joint-venture está “estrategicamente posicionada para estar entre os primeiros emissores a serem pioneiros neste mercado na região”.
Consulte no quadro abaixo as diferenças entre os tipos de moedas.