O BBVA assinou um acordo de colaboração com a consultora Oftex com o objetivo de promover a internacionalização de pequenas e médias empresas espanholas. O acordo estabelece que ambas as entidades oferecerão às PME uma série de serviços projetados para facilitar a entrada em mercados internacionais.

O acordo fornece acesso a ferramentas estratégicas disponibilizadas na plataforma Oftex, que permitirão às empresas analisar a sua capacidade de exportação, selecionar os países mais adequados para os seus produtos e receber suporte comercial personalizado.

A iniciativa pretende oferecer soluções práticas e acessíveis a empresas que pretendem expandir para fora da Espanha, às que ainda não arriscaram ou não sabem como começar e também às que já exportam e pretendem expandir os seus mercados.

Entre os serviços em destaque está um teste de autodiagnóstico de exportação, que permite às empresas entender a sua situação atual de comércio internacional. Através de uma série de perguntas técnicas e estratégicas, é realizada uma análise de pontos fortes e fracos, juntamente com recomendações personalizadas.

Com base no produto e posicionamento da empresa, uma ferramenta digital sugere os mercados internacionais mais viáveis ​​para exportação.

A ferramenta foi projetada especificamente para PME que estão a dar os primeiros passos no cenário internacional e precisam de clareza sobre o seu ponto de partida.

Estas duas funcionalidades, avaliadas em 450 euros no mercado, são oferecidas gratuitamente aos clientes do BBVA.

O acordo também inclui acesso a listas de potenciais importadores, facilitadas pela Oftex, com contactos qualificados que podem ser clientes estratégicos em mercados selecionados. Para empresas que não possuem pessoal especializado em comércio internacional, a Oftex oferece um serviço que inclui a gestão de contactos internacionais, suporte em feiras de negócios, etc.

Todos os serviços serão oferecidos totalmente online e sem qualquer compromisso, informa o banco. “Esta iniciativa reforça o compromisso do banco com o crescimento das PME, fornecendo-lhes recursos específicos para que abordem com sucesso o seu processo de internacionalização. Num ambiente económico cada vez mais globalizado e mutável, é essencial que as pequenas e médias empresas tenham as ferramentas certas para identificar oportunidades além-fronteiras, tomar decisões informadas e construir uma estratégia sólida de expansão internacional”, afirma Juan José Fuentes Saiz de Bustamante, diretor de Comércio Internacional para PME do BBVA Espanha, num comunicado divulgado nesta terça-feira.

Em 2024, o grupo espanhol apoiou a internacionalização de 125 mil PME espanholas.