As 500 pessoas mais ricas do mundo perderam, na quinta e sexta-feira, devido aos efeitos das tarifas anunciadas por Donald Trump, 488 mil milhões de euros (536 mil milhões de dólares), com Elon Musk a liderar a lista.

Esta foi a maior perda de sempre do Índice de Bilionários da Bloomberg, indicou a agência financeira.

Segundo a Bloomberg, cerca de 90% dos bilionários que compõem a lista perderam dinheiro na quinta e na sexta-feira, com as quedas acentuadas dos mercados bolsistas em todo o mundo, e que continuam.

De acordo com os dados atualizados esta segunda-feira, Elon Musk, da Tesla, e agora uma figura proeminente na administração de Donald Trump, mantém-se como homem mais rico do mundo, mas lidera também em perdas, com cerca de 18 mil milhões de euros (20 mil milhões de dólares) perdidos num dia. Musk já perdeu, num ano, mais de 118 mil milhões de euros (130 mil milhões de dólares), segundo os dados da Bloomberg.

Em queda estão também Warren Buffett, da Berkshire Hathaway, Mark Zuckerberg, da Meta, que detém o Facebook, Instagram e Whatsapp, Jeff Bezos, da Amazon, Larry Ellison, da Oracle, entre outros.

Os mercados estão a ser afetados pela entrada em vigor das tarifas impostas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, aos parceiros comerciais dos Estados Unidos e pelas medidas de retaliação anunciadas pela China, que podem ser seguidas pelas de outras grandes economias, como a da União Europeia.