
O CaixaBank anunciou que vai concluir este mês a implantação do serviço de interpretação por vídeo em linguagem de sinais, destinado a pessoas com deficiência auditiva, em toda a sua rede de agências em Espanha.
Questionado sobre se este serviço estaria também disponível nos balcões do BPI, detido pelo CaixaBank, o banco espanhol já havia referido ao Jornal PT50 que “ainda não há planos para fazer uma ampliação do serviço para Portugal”.
A iniciativa, denominada SVisual, permite que os clientes do banco com deficiência auditiva recebam informações sobre serviços financeiros através de um sistema de interpretação simultânea por vídeo realizada por um intérprete qualificado, sendo o primeiro banco a disponibilizar este serviço em Espanha, segundo refere em comunicado.
“O serviço garante que os atendimentos nas agências a pessoas com deficiência auditiva ocorram sem problemas, o que melhora a transparência, estimula a autonomia desse grupo e evita possíveis erros por interpretações equivocadas”, refere o banco.
O serviço, gratuito, surge da aposta do CaixaBank na acessibilidade e inclusão financeira. Os interessados podem solicitar um agendamento enviando um e-mail ao seu gerente ou usando a aplicação CaixaBankNow.
A iniciativa foi lançada através de um programa piloto em dezembro último num total de 120 agências do CaixaBank em todas as comunidades autónomas. Neste mês de março estará disponível em toda a rede de agências do banco.
O SVisual é uma solução desenvolvida pela Fundação CNSE para a eliminação de barreiras de comunicação, uma organização estatal sem fins lucrativos que visa dignificar as condições de vida e cidadania de todas as pessoas surdas.