
No total, 288 novos rostos juntam-se ao ranking anual de multimilionários deste ano. Isto inclui celebridades como a estrela de rock Bruce Springsteen (1,2 mil milhões de dólares), a estrela de cinema Arnold Schwarzenegger (1,1 mil milhões de dólares) e o comediante Jerry Seinfeld (1,1 mil milhões de dólares). Também novo: o controverso patrão das criptomoedas Justin Sun (8,5 mil milhões de dólares), vários magnatas da inteligência artificial de empresas como a Anthropic, CoreWeave e DeepSeek, e os magnatas por detrás de várias cadeias alimentares notáveis: Cava, Chipotle, Jersey Mike’s e Zaxby’s.
Apesar dos mercados instáveis, um recorde de 3,028 empreendedores, investidores e herdeiros fez a lista de bilionários mundiais da Forbes em 2025, incluindo 288 recém-chegados (contra 265 em 2024). Esses novatos bilionários, incluindo um pioneiro do rock do interior, uma lenda da comédia stand-up e The Terminator, valem coletivamente quase US $ 680 mil milhões, ou US $ 2.4 mil milhões em média. Esses novatos neste clube elitista são oriundos de 33 países e territórios.
Os Estados Unidos são, mais uma vez, o país com o maior número de novos bilionários, com 103 americanos a juntarem-se às fileiras este ano, incluindo os dois recém-chegados mais ricos do mundo: Marilyn Simons (património líquido estimado em 31 mil milhões de dólares), viúva do pioneiro dos fundos de retorno absoluto Jim Simons (falecido em maio de 2024), e Lyndal Stephens Greth (25,8 mil milhões de dólares), filha do magnata do petróleo e do gás Autry Stephens (falecida em agosto de 2024).
A Alemanha teve o segundo maior número de recém-chegados, com 37, incluindo o novo bilionário mais jovem do mundo, Johannes von Baumbach, de 19 anos (5,4 mil milhões de dólares), e 14 outros herdeiros da fortuna da farmacêutica Boehringer Ingelheim. A China e Hong Kong ficaram em terceiro lugar, com 32 novos bilionários em conjunto, incluindo o joalheiro Xu Gaoming (8,2 mil milhões de dólares). A Índia (17 novos bilionários) e a Rússia (15) completam os cinco primeiros lugares deste ranking de novatos do clube dos bilionários.
Quase 70% dos mais recentes bilionários do mundo – 196 deles – são “self-made”, ou seja, criaram a sua fortuna por si próprios e não a ganharam por herança. O recém-chegado mais rico, Sulaiman Al Habib, de 73 anos (US $ 10.9 mil milhões), vem da Arábia Saudita, cujos bilionários estão de volta à lista pela primeira vez desde 2017. O cofundador e CEO da Scale AI, Alexandr Wang (2 mil milhões de dólares), é o mais jovem recém-chegado, com 28 anos.
Os novos bilionários mais famosos tornaram-se conhecidos ao alcançarem o sucesso nas suas várias formas de arte. Contrariamente à sua origem americana de colarinho azul, o músico Bruce Springsteen (1,2 mil milhões de dólares) encontra-se atualmente entre a classe mais rica do mundo. Os seus 21 álbuns de estúdio, dez álbuns ao vivo e sete EPs venderam um total de 140 milhões de cópias em todo o mundo. Em 2021, Springsteen vendeu o seu catálogo musical à sua editora de longa data, a Sony, por um montante fixo (antes de impostos) de cerca de 500 milhões de dólares.
A estrela de cinema Arnold Schwarzenegger (1,1 mil milhões de dólares) embolsou centenas de milhões de dólares com os 50 filmes que protagonizou nas últimas décadas. Também investiu em imóveis comerciais, participações privadas e no mercado de ações. O comediante Jerry Seinfeld (1,1 mil milhões de dólares) está a beneficiar de um acordo de 500 milhões de dólares com a Netflix para exibir a sua série homónima durante cinco anos – e continua a ganhar milhões com espetáculos de stand-up e outros projetos de streaming.
Apenas 15% dos novos bilionários da lista deste ano são mulheres e quase dois terços deles herdaram a sua riqueza. A exceção mais rica: Barbara Banke, de 71 anos, que co-fundou a Jackson Family Wines, conhecida pelos seus vinhos Kendall-Jackson de Sonoma, com o seu falecido marido Jess Jackson (falecido em 2011).
A tecnologia foi o domínio mais popular entre os novos bilionários, com 46 a construírem fortunas neste setor. O chinês Hao Tang (4,3 mil milhões de dólares) é o recém-chegado mais rico do setor, graças a um investimento inicial no software de marketing e no fabricante de jogos para telemóveis AppLovin, cujas ações subiram mais de 300% no último ano.
Outros novos bilionários tecnológicos notáveis incluem o texano Ben Lamm (3,7 mil milhões de dólares), cuja empresa Colossal Biosciences está a tentar ressuscitar o mamute-lanoso, bem como Dario Amodei (1,2 mil milhões de dólares) e os seis co-fundadores da Anthropic, que angariaram 3,5 mil milhões de dólares para a sua empresa de IA, avaliada em 61,5 mil milhões de dólares em março.
O setor financeiro ficou em segundo lugar, com 41 recém-chegados na lista deste ano, incluindo o controverso magnata da criptografia Justin Sun e o magnata australiano de private equity Michael Dorrell, que estão empatados como os recém-chegados mais ricos do setor, com fortunas estimadas em US $ 8.5 bilhões cada. O setor dos cuidados de saúde completou os três primeiros lugares, com 40 novos bilionários, incluindo os 15 herdeiros de Boehringer e von Baumbach, da Alemanha.
com Forbes Internacional