Em 2022, a Corticeira Amorim, através, da Amorim Cork, garantiu a compra de 50% do capital do grupo italiano Saci, por 48,66 milhões de euros, e tornou.se sócio da família Getto. Dois anos depois, é a vez da Saci avançar para comprar a Intercap, por 10 milhões de euros.
O negócio, anunciado esta terça-feira pela Corticeira Amorim, será realizado em duas fases, com a compra de 55% do capital da empresa sedeada em Canelli, na Itália, já em outubro, e dos restantes 45% em março de 2025 à sociedade Paradigma, de Graziano Bocchino.
Constituída em 1986 e especializada na produção de cápsulas de surbouchage (a cápsula metálica no cimo da rolha) para espumantes e vinhos tranquilos, a Intercap está presente em 4 dezenas de mercado, com destaque para Itália, com uma quota de 70% nas vendas de 13 milhões de euros relativas a 2023. Com base industrial em Canelli, perto de Turim, e filiais em França, Estados Unidos e Chile, a empresa emprega 60 pessoas.
Especializado no fabrico de muselets (os componentes de arame que cobrem as rolhas das garrafas de espumante), o grupo Saci vê, assim reforçada a sua presença no universo dos espumantes, garantindo "uma oferta mais abrangente com serviços e uma gama de produtos capazes de responder às exigências deste segmento de mercado”, precisa a Corticeira Amorim em comunicado.
Graziano Bocchino, até agora dono da Intercop, continuará a prestar o seu apoio à empresa.
A Corticeira Amorim fechou o primeiro semestre do ano com quebras de 7,1% nas vendas, para 500,736 milhões de euros, e de 28,9% nos lucros, para 36,5 milhões de euros.