A EDP Comercial foi selecionada pelo grupo alemão de supermercados Aldi para fornecer soluções de mobilidade elétrica, instalando e operando um total de 650 pontos de carregamento na rede de supermercados Aldi em Portugal.
Em comunicado, a EDP diz tratar-se da “maior parceria de mobilidade elétrica já realizada no país” e a maior já fechada pela elétrica portuguesa na Península Ibérica no domínio dos pontos de carregamento para veículos elétricos.
O acordo prevê que a EDP Comercial irá instalar novos pontos de carregamento nas mais de 140 lojas Aldi com parque de estacionamento já existentes e também nas novas lojas que a cadeia retalhista alemã abrirá este ano e no próximo.
Além disso, a EDP também assumirá a operação dos carregadores já existentes em 34 lojas da Aldi.
Os equipamentos a instalar terão potências de 60 e de 120 kilowatts. “A criação de uma infraestrutura robusta de pontos de carregamento é crucial para acelerar a adoção da mobilidade elétrica”, comentou Carlos Moreira, administrador da EDP Comercial, no mesmo comunicado.
De acordo com a empresa, a EDP soma 3300 pontos de carregamento em operação ou em fase de instalação em Portugal, espalhados por 195 concelhos.
Em junho o grupo EDP contabilizava nas várias geografias onde opera um total de 10.976 pontos de carregamento, cifra que comparava com os 6440 no final do primeiro semestre do ano passado.
O relatório e contas do primeiro semestre indicava ainda que o número de clientes da EDP com soluções de mobilidade elétrica ultrapassa os 128 mil, enquanto em junho de 2023 rondava os 88 mil.
No que respeita à sua própria frota, atualmente 31% dos veículos ligeiros do grupo EDP são elétricos, face a 26% registados há um ano.