O fundo de capital de risco Mustard Seed Maze (MSM), gerido pela empresa portuguesa Maze, especializada em investimentos de impacto social e ambiental, e pela britânica Mustard Seed, entrou no capital da espanhola Samara, uma empresa que aposta em soluções energéticas para clientes residenciais assentes em painéis solares, baterias e carregadores de veículos elétricos.

O fundo MSM, que já acumula investimentos em mais de três dezenas de empresas na Europa, aplicou 1,5 milhões de euros na Samara, elevando para 10,5 milhões de euros o total captado pela empresa espanhola na sua ronda de investimento de Série A.

O objetivo da Samara, que foi fundada no verão de 2022, é até ao final do corrente ano cobrir todo o território espanhol (onde tem hoje uma cobertura de 74%) com a sua plataforma tecnológica para oferecer serviços focados na transição energética.

A Samara foi criada há cerca de dois anos por Iván Cabezuela, ex-diretor da empresa Bulb em Espanha, e por Manel Pujol, ex-líder da Uber Eats em Espanha.

Entre as startups já apoiadas pela portuguesa Maze estão outros projetos ligados à área da energia, como a Goparity (empresa portuguesa que promove financiamentos colaborativos) e a Eco Wave Power (empresa de origem israelita com uma tecnologia de energia das ondas).

Nota: notícia corrigida às 11h50, esclarecendo que o fundo MZM é gerido conjuntamente pela Maze e pela Mustard Seed, e não apenas pela Maze.