A Infraestrutura de Portugal (IP) lançou esta sexta-feira o concurso para o segundo troço da linha de alta velocidade Lisboa-Porto, no caso do troço entre Oiã (Oliveira do Bairro) e Soure.

"A Infraestruturas de Portugal lançou hoje, dia 26 de julho, o concurso com publicidade internacional referente à parceria público-privada (PPP) da referida concessão", pode ler-se num comunicado da IP, após ter sido publicada a autorização de despesa de até 1,99 mil milhões de euros, pelo Governo liderado por Luís Montenegro (PSD/CDS-PP), na terça-feira.

São 71 quilómetros de linha ferroviária, que permitirá viajar a 300 quilómetros por hora entre Oiã, distrito de Aveiro, e Soure, no distrito de Coimbra.

O preço máximo é de 1,6 mil milhões de euros, mais 300 milhões do que estava previsto.

É uma forma de aumentar a concorrência depois de o concurso para o primeiro troço, entre o Porto e Oiã, ter terminado com apenas um concorrente.

No concurso lançado esta sexta-feira está incluída a construção da estação ferroviária de Coimbra-B, que vai substituir a atual. Há décadas a aguardar renovação.

O valor dos fundos europeus "é destinado a cobrir as despesas inerentes aos projetos, expropriações e obras que foram objeto da candidatura".

As candidaturas podem ser entregues pelos concorrentes até dia 6 de janeiro de 2025.

Alta velocidade Lisboa-Porto

A linha de alta velocidade Lisboa-Porto deverá ligar as duas principais cidades do país em cerca de uma hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria. O percurso Porto-Vigo está estimado em 50 minutos.

A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.

Já a ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), prevista para 2032, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).