Em setembro, os bancos passaram a disponibilizar a possibilidade da utilização do SPIN nas transferências bancárias, sejam a crédito ou imediatas.

O SPIN é uma ferramenta, obrigatória para os bancos, criada pelo Banco de Portugal e funciona de forma semelhante ao MBway, uma vez que serve para fazer transferências através do número de telemóvel. Mas em vez de instalar uma aplicação nova, somente com esse propósito, esta funcionalidade é disponibilizada diretamente na aplicação do seu banco.

Para além de ser possível fazer transferências diretas, de pessoa para pessoa, também é possível enviar dinheiro para empresas através do número de identificação de pessoa coletiva (NIPC).

O SPIN diferencia-se por não exigir um limite de transferências e de montante por mês. O Banco de Portugal assegurou ainda que não são aplicados custos adicionais.

Se preferir não associar o seu número de telemóvel ao IBAN, pode fazer transferências na mesma, mas não tem a possibilidade de as receber. Mas se o fizer, lembre-se que tem de utilizar o mesmo número que está registado no seu banco, normalmente para efeitos de autenticação do cliente.

Pode sempre ter a sua conta associada a mais do que um contacto, já que existem contas conjuntas. Mas um número de telemóvel nunca pode ser associado a mais de uma conta.

Para fazer transferências certifique-se que o destinatário tem o número de telemóvel associado à conta. Depois de confirmar, digita o número ou procura nos contactos. Ao escolher o destinatário, irá aparecer no ecrã o seu nome, para que possa confirmar que está a enviar o dinheiro para a pessoa certa.

O “Minuto Consumidor” é um projeto onde procuramos, todas as semanas, responder às suas dúvidas. Para acompanhar no Expresso Online e na antena da SIC Noticias, com o apoio da DECO PROteste. Saber é poder! Junte-se à comunidade de simpatizantes da DECO PROteste em DECO Proteste simpatizante