As vendas de carros usados tiveram um crescimento de 4,4% no primeiro semestre de 2024, face ao mesmo período de 2023, tendo sido identificadas cerca de 390 mil transferências de propriedade de automóveis em segunda mão, de acordo com a informação apurada pelo portal Standvirtual em parceria com o Grupo Marktest.

Quanto ao tempo médio espera para venda, o Standvirtual conclui que é de 40 dias para carros com mais de 16 anos e de 70 dias para os carros mais recentes, sobretudo com menos de um ano.

Ao nível do combustível, são os híbridos a gasóleo que demoram menos tempo a serem vendidos (40 dias).

Renault Clio é o mais apetecido

No que diz respeito aos às marcas mais vendidas no primeiro semestre de 2024, a maioria dos consumidores das regiões norte, centro e sul do país preferem a Renault, no seu modelo Clio, eletrificado.

Marcas como a Peugeot e a BMW integram também o top três dos carros mais vendidos a nível nacional.

“O primeiro semestre de 2024 mostra uma tendência de recuperação no caso dos usados face aos anos anteriores. O mercado está a regressar agora à normalidade – após a pandemia - e as perspetivas para o total deste ano são mesmo que os valores fiquem em linha com os obtidos em 2019”, nota Nuno Castel-Branco, Diretor Geral do Standvirtual.

O mesmo responsável refere que isto pode estar relacionado com diversos fatores, sendo que um deles tem a ver comas alterações dos preços em função da procura e oferta disponível. “Por outro lado, este aumento de vendas nos usados foi também impulsionado pelos usados importados, pois os profissionais perceberam que têm mais um canal para compra que lhes permite conseguir uma oferta ainda mais variada”.